Todos os corpos da Terra terão de morrer. Assim, por força das leis naturais inelutáveis, jamais teremos, neste mundo, absoluta saúde física.
Emmanuel (Chico Xavier)*
Mesmo com a informação da espiritualidade através de Jesus de que “não é o que entra pela boca que põe o homem a perder”, e que estamos todos aqui de passagem, porque este não é nosso reino, devemos cuidar com esforço e alegria de nosso corpo.
O mentor de Chico Xavier orientava para todos nós aqui no corpo físico que “a saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais”. Entretanto, onde ele habita, o plano espiritual, “a saúde é a perfeita harmonia da alma, para obtenção da qual, muitas vezes, há necessidade da contribuição preciosa das moléstias e deficiências transitórias da Terra”.
Hábito alimentar
O dia 31 de março é o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. É uma data para conscientizar-nos sobre a importância da alimentação saudável, coisa que era conhecida desde a Grécia antiga – quiçá antes. Hipócrates, sábio e uma das figuras mais importantes da história da medicina, legou-nos a frase:
“Dos alimentos farás a tua medicina”.
As pesquisas têm demonstrado que o hábito alimentar do brasileiro tem aumentado o risco de infarto e derrame cerebral, pelo consumo excessivo de sódio, gorduras saturadas e açúcar. Com esses hábitos, aumenta-se o risco de doenças crônicas, como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e outros transtornos físicos.
Convictos de que somos seres imortais e de que o corpo é o instrumento para nosso aperfeiçoamento, devemos usar de equilíbrio em tudo, porque se as enfermidades da matéria podem influenciar nossa emoção, os estados emocionais podem afetar nosso físico.
Mente e corpo
Três coisas que nos ajudam muito em nossa vida, que indico:
1º: cumprir as metas que escolhemos, jamais desistir de nossos sonhos, lutar e buscar alcançá-los, com disciplina;
2º: dar o primeiro passo, senão não chegamos a lugar nenhum;
3º: nunca se afastar de Deus e agradecer permanentemente.
Cada um tem suas preferências e gostos, porém sempre podemos experimentar e consumir alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, feijões e grãos integrais – é uma ação fundamental para que a ingestão de sódio, açúcar e gorduras saturadas seja reduzida.
Alguns especialistas da saúde, enfermeiros e médicos, abusam de álcool e fumo que, por questão de ética, recomendam que seus pacientes evitem.
No Tiro de Guerra, no ano que servi, essa frase latina era destacada:
“Mens sana in corpore sano” (“Mente sã em corpo são”).
A espiritualidade reforça que tratemos bem nosso corpo físico, para que ele seja um servidor dócil e útil em nossa viagem terrena, na qual o espírito realiza a descoberta da divindade dentro de si. Assim, que o corpo seja um instrumento passivo da alma, e não o contrário, isto é, nossa consciência tornando-se escrava do corpo, com suas dependências emocionais, físicas e químicas.
ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Gráfica e Editora EME