Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos concluiu, após sete anos, que a felicidade custa a partir de R$11.000,00 (onze mil reais)… por mês!
Existe uma promessa muito equivocada no mundo atual de que o dinheiro compra a felicidade, derivando diretamente a segunda do primeiro, misturando prazer com felicidade, e transformando esta no conjunto dos prazeres saciados.
Escreveu Paulo de Tarso, porém, em sua primeira epístola aos Coríntios, 6:12, que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm”, criando uma diferença entre prazer e felicidade, que pode ser vista como uma sintonia de qualidades, ao contrário do prazer.
Prazer X Felicidade
Além de Paulo, os espíritos também apresentam uma diferença muito grande entre prazer e felicidade e quem é espírita – ou tem alguma afinidade com a doutrina – precisa conhecer este conceito, pois ele é muito importante para olharmos a vida de forma diferente.
Se o instinto do prazer nasce no cérebro conforme a ciência já comprovou, o espiritismo considera que “a felicidade da alma na vida futura não depende da abundância dos bens materiais, temporários e instáveis que reteve. Depende de ter superado as ilusões e condicionamentos das coisas materiais; ter acumulado os valores intelectuais, morais e espirituais, pelos esforços na prática do bem e pela exteriorização de condutas virtuosas e nobres perante os semelhantes”, nas palavras de Geziel Andrade em seu livro, O segredo da felicidade, publicado pela Editora EME.
Felicidade X Desenvolvimento
Somente no mundo espiritual vamos ter noção exata do que seria essa tal felicidade, já que, em nosso mundo, ela está, como vimos até aqui, equivocadamente atrelada à conquista de prazeres materiais. Por isso, Allan Kardec perguntou na questão 231 de O livro dos espíritos, se eles são felizes ou infelizes na vida futura.
Em resposta, obteve a revelação que a felicidade da alma na vida além-túmulo depende dos méritos que ela adquiriu em sua vida terrena e também do grau de desmaterialização que já atingiu. Isso porque os espíritos trabalham com as finalidades da vida: Por que enfrentamos dificuldades e dores neste mundo? Para desenvolver melhores qualidades, morais e espirituais. Enquanto tivermos imperfeições, nosso convívio, uns com os outros, será marcado por dificuldades diversas, porque, por exemplo, o egoísmo de fulano atrapalhará ciclano.
Assim, a felicidade está associada puramente ao desenvolvimento da alma – algo que não tem limite. Quanto mais você se desenvolve em conhecimento, em qualidades, mais feliz você fica, pois a felicidade é a satisfação de se desenvolver intelecto e moralmente, a satisfação de se desenvolver como espírito, dando novos passos rumo ao progresso infinito. Portanto, não estamos limitados a ‘tantos passos para a felicidade’, conforme se tornou comum dizer.
Valiosas lições
Foi para ajudar naqueles outros passos – os eternos – que Geziel providenciou uma compilação de “valiosas lições espíritas (…) nos dando uma ampla compreensão de Deus e do contexto grandioso em que estamos inseridos na Obra da Criação”, conforme ele explica em O segredo da felicidade.
Afinal, conceituar o que é felicidade segundo os espíritos é muito relevante já que neste mundo não encontramos muitas referências sobre o tema na percepção da infinitude da evolução humana. O que temos são pesquisas, como a que abriu este artigo, onde cientistas levaram sete anos para descobrir que a felicidade custa a partir de onze mil reais.
O segredo da felicidade, por exemplo, não custa tanto. E nem leva tanto tempo para ser lido.
O segredo da felicidade de Geziel Andrade. Clique aqui e garanta já o seu!