CONEXÃO LITERATURA COM DONIZETE PINHEIRO

Blog da EME (99)

Progresso de leitura

Donizete Pinheiro, juiz de Direito por trinta anos, aposentado em 2013, é espírita desde os nove anos de idade, tendo desempenhado diversas atividades doutrinárias como palestras, cursos, seminários e escrevendo livros. Há 27 anos publica o jornal Ação Espírita, edição trimestral.

Em entrevista ao Conexão Literatura Donizete falou sobre seus livros Para uma vida saudável e o Best-Seller Terapia da paz. Confira alguns trechos, abaixo:

Escrevi nove livros: Suaves mensagens poéticas (poesias), Respostas espíritas, Terapia da paz, Contos modernos em tempo de paz, A morte sem mistérios, Um olhar sobre a honestidade, Quando Deus abre portas, Gestão de crises emocionais e Para uma vida saudável. Também contribuí com textos para os livros: Direito e Espiritismo, Direitos constitucionais e Espiritismo, O Espiritismo e as Ciências Sociais, Educação do desejo e O veterinário de Deus.

O Para uma vida saudável tem origem numa coluna de jornal que mantive na cidade de Adamantina, semanalmente, e nela resolvi escrever apenas temas voltados para o Bem, especialmente as virtudes. Eram textos objetivos e sem maior aprofundamento, pois destinados ao público em geral. Reuni esses textos numa edição caseira, com 35 virtudes. Recentemente, a Editora EME resolveu publicar o livro e então ampliei o número de virtudes para 45 e acrescentei argumentos e citações doutrinários, de modo que é praticamente um novo livro. As virtudes são as potências da alma e o desenvolvimento delas é indispensável ao nosso aprimoramento e felicidade. Para isso, devemos entender as características de cada uma e sua aplicação nas nossas vidas.

A leitura é fundamental à aquisição do conhecimento e da cultura em geral, permitindo o desenvolvimento da inteligência e, por consequência, dos sentimentos e da moral. Indispensável selecionar aquilo que lemos, para que nos ajude nessa construção espiritual de nós mesmos. A leitura no país está longe do ideal e desejamos que isso melhore com as novas propostas de um ensino regular mais moderno e eficiente.

A coletânea de textos do livro Terapia da Paz tem origem num programa de rádio que mantive em Adamantina durante alguns anos, denominado Tempo de Paz. A pedido do proprietário da Rádio Joia, Flavio Bonassa (popularmente conhecido por Sabiá), elaborava textos e gravava a leitura, que ia ao ar em meio ao programa sertanejo que Sabiá apresentava pela manhã. Eram sempre textos contendo uma mensagem positiva, normalmente iniciados com uma pequena história. Escolhi esse nome, Tempo de Paz, para o programa, porque em todos os tempos somos necessitados de paz interna e externa para alcançarmos felicidade. Como o programa era destinado ao público em geral, de todas as religiões, não tratava especificamente de temas espíritas, mas a mensagem espiritual e de conforto proposta pelo Espiritismo sempre norteou o conteúdo. O programa caiu no agrado do público, que passou a solicitar os textos por escrito. Daí a ideia de publicá-los: inicialmente foi publicado o livro Tempo de Paz e, posteriormente, pela Editora EME, o Terapia da Paz.

Leia a entrevista completa clicando nos links abaixo: