Progresso de leitura

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 9, que nos fala acerca dos que são brandos e pacíficos, um espírito amigo (que assim mesmo se intitula) coloca a seguinte reflexão: “A vida é difícil, eu o sei; ela se compõe de mil nadas que são picadas de alfinetes que acabam por ferir; mas é preciso considerar os deveres que nos são impostos, as consolações e as compensações que temos por outro lado, e, então, veremos que as bênçãos são mais numerosas que as dores. O fardo parece menos pesado quando se olha para o alto do que quando se curva a fronte para o chão”.

Chamo a sua atenção para a última frase: o fardo parece menos pesado quando se olha para o alto, do que quando se curva para o chão.

Você tem alguma ideia de por que o fardo seria mais leve para quem olha para o alto do que para quem olha para o chão?

A visão para baixo é a visão do deprimido, daquele que acha que tudo está perdido, que não existe mais razão para lutar, que não dispõe de meios ou de forças para obter aquilo de que tem necessidade. É a visão daqueles que só encontram razão para a existência no estreito limite entre o berço e o túmulo, um espaço de tempo muito curto. Extremamente curto. Pergunte para uma pessoa idosa se a velhice demorou a chegar ou se ela se instalou repentinamente. Se você se colocar nesse espaço tão pequeno de tempo, viverá olhando para baixo, porque não vislumbra um horizonte a ser atingido. Essa passagem rápida por uma vida que se inicia vacilante no berço e encontra vários obstáculos em sua jornada leva a pessoa a viver olhando para baixo e a lamentar por não dispor da força e do tempo necessário para vencer. É a pessoa que vive olhando para baixo com um fardo muito pesado sobre os ombros, para os quais, cada vez mais, parece impossível suportar a carga a ser transportada.

De maneira oposta, aqueles que olham para cima são os que sabem estar em trânsito pelo mundo, por mais curta que seja a sua permanência; entendem que a eternidade se lhes abre ao caminhar, com possibilidades sem fim; essa perspectiva torna seus fardos, por mais pesados que sejam, possíveis de ser carregados e resolvidos durante o caminhar.

São aqueles que olham para cima, para a eternidade.  É a visão da pessoa que sabe que não é do mundo, embora esteja no mundo. Olha para cima como se dissesse: por maiores que sejam os obstáculos, os sofrimentos, hoje estou aqui, mas amanhã estarei lá, vitorioso nas esferas espirituais que circundam o planeta Terra, ou qualquer outra região do Universo sem fim, já que Deus quer assim. Para isso fui criado um dia por esse Ser que confia em seus filhos, obra-prima da Sua Criação. Quem olha para cima encontra razão para lutar. É a visão do otimista. Daquele que sabe que vai vencer e realmente vence. Para os que conseguem enxergar a vida desse jeito, o fardo que transportam fica mais leve, pela certeza de que este irá se diluindo à medida que os obstáculos são enfrentados.

(…)

De tudo o que foi exposto, é preciso avaliarmos para onde temos olhado quando o sofrimento nos visita, como a colheita inevitável daquilo que semeamos no solo da Vida, ou como lições de que temos a necessidade em nosso crescimento.

Para onde você tem olhado: para cima ou para baixo?

 

RICARDO ORESTES FORNI em Herdeiros da imortalidadeClique aqui e garanta agora o seu!