AINDA É TEMPO DE PLANTAR…

plantar

Progresso de leitura

O maior exemplo de Jesus não foi ressuscitar os mortos, ou ressurgir no terceiro dia e passar quarenta dias com seus discípulos imperfeitos, porém amados por ele, mas sua capacidade de ressuscitar os vivos que dormiam. Nem todos, infelizmente, acordaram (ou acordamos).

Já o maior feito do Mestre foi proporcionar a experiência de materialização de dois mortos, Moisés e Elias, no Monte Tabor. Ali, conversou com eles sobre o seu futuro, sobre sua morte na cruz e o seu retorno à vida espiritual. E a prova que concedeu dessa verdade foi aparecer a Maria Madalena e, depois, aos seus discípulos.

Esse momento de renascimento é também um momento de mudança.

Crescer e fortalecer

A Páscoa já passou, mas que seu significado – tão especial para nossa reflexão, desse ressurgimento espiritual de Jesus –, nos permita sempre lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças; das mulheres com crianças, desesperadas por alimentá-las; das crianças marginalizadas e das pessoas na rua da desventura; enfim, de todos que sofrem amarguras…

É certo que tudo o que alimentamos cresce e fortalece! E então lembramos daquela lenda antiga que dizia mais ou menos assim:

Certa vez um velho índio disse aos seus jovens: “Dentro de mim, existem dois cachorros: um deles é cruel e perverso, o outro, generoso e magnânimo. Acontece que os dois estão sempre brigando”!

Quando alguém do grupo perguntou qual dos dois cães ganhara a briga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu: “Aquele que eu alimento”!

Qual o alimento que estamos trazendo para nossa vida e espírito?

Ser o maior

Segundo os Evangelhos, na última ceia Jesus comeu e bebeu com seus discípulos e falou sobre vários temas, mas não deixou de exemplificar, quando se ajoelhou e lavou os pés dos discípulos, demonstrando que, aquele que desejasse ser o maior, que fosse o que mais servisse e tivesse humildade para fazer as coisas com o mesmo amor que ele demonstrou.

Jesus deu um novo mandamento: “Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (João 13:34-35).

Pela dor ou pelo amor

A grande transformação nossa acontece pelo sofrimento ou pelo esforço para ganharmos luz, mas a escolha é sempre nossa: ou alcançamos pela dor ou pelo amor.

São Francisco de Assis, exortando seus seguidores a levar a mensagem do Cristo, com amor, concluía: “Se necessário, use a palavra”.

 

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Editora EME