POR QUE ME SINTO SOLITÁRIO?

solidão

Progresso de leitura

Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho.

Mateus 14:23

 

A solidão reflete um estado íntimo de isolamento gerado ao longo do tempo pelas nossas atitudes egoístas. Vai distanciando-se o indivíduo de seu próximo fechando-se em si mesmo, seja para supostamente não se desiludir, não sofrer decepções, não enfrentar a vida e não ter problemas de quaisquer naturezas, que, sem dar-se conta, precipita-se no tormento da solidão.

Mesmo que vivamos sozinhos, que não tenhamos casado e constituído a família tradicional, com filhos e netos, podemos nos sentir repletos desde que vejamos o próximo como nosso familiar, como um efetivo irmão.

O trabalho no bem junto ao necessitado nos oferece o convívio fraterno que aquece a alma, reaviva o ânimo e harmoniza o ser, fazendo nos sentirmos úteis.

Se estivermos nos sentindo sós, busquemos a ação benevolente junto àqueles que estão muitas vezes esquecidos por suas famílias e relegados ao abandono do mundo, mas nunca de Deus. Sejamos o instrumento para aliviá-los na dor e na perturbação. Sempre há onde auxiliar, seja num asilo de idosos, num lar de crianças, junto aos enfermos num hospital, um necessitado em nosso próprio lar…

Várias vezes encontramos nos relatos da Boa Nova a afirmação de que Jesus se retirava para orar sozinho no monte. Paulo de Tarso, logo após a conversão nas estradas de Damasco retirou-se para o deserto, fixando-se no oásis de Dan para meditar na mensagem renovadora do evangelho.

Nós também temos, de quando em quando, a necessidade de fazer silêncio interior, nos aquietar intimamente para meditar, refletir nos ensinamentos que a vida tem nos proporcionado, analisar nossos sentimentos mais íntimos. No entanto, nesta busca não estaremos solitários, mas sim em contato muito próximo com a espiritualidade amiga, em conversação com nosso mentor espiritual, recebendo as energias e vibrações de Jesus a fim de nos abastecer para os importantes trabalhos e desafios da existência.

 

RODRIGO CÉSAR MIRANDA no livro Renovando sentimentos e emoções (adaptado)

 

Garanta já o seu clicando na imagem acima