DOENÇAS… SEMPRE UM APRENDIZADO

Doenças-Jesus

Progresso de leitura

A ONU – Organização das Nações Unidas – define saúde como sendo um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Por outras palavras, poderíamos dizer que uma pessoa saudável é aquela que se considera bem e feliz mental e fisicamente, sem doenças, e que se vê atendida nas suas necessidades sociais, com pelo menos o mínimo para moradia, educação, lazer, segurança e saúde.

Mas não podemos deixar de considerar que somos eminentemente seres espirituais e que, por isso, também importa que nos preocupemos com a saúde do espírito, o que implica nas nossas relações morais conosco mesmo, com o próximo e com Deus.

Muitas pessoas que se apresentam saudáveis e felizes às vezes já são enfermos espirituais, porquanto a conduta permissiva e desregrada, sempre com origem na mente, começa por desequilibrar o perispírito, cuja estrutura molecular é muito mais suscetível ao pensamento, até que o agravamento chega ao corpo físico e se manifesta como doenças de toda natureza.

Por outro lado, o espírito maduro é capaz de viver feliz e sereno mesmo diante do corpo defeituoso, superando os seus limites e dificuldades.

Doença não é castigo

Doença, em regra, é sempre uma consequência dos abusos e excessos a que se entrega a criatura, nesta ou em existências passadas. Daí a recomendação para que a pessoa adote um modo de vida pautado no equilíbrio.

Há doenças de curta, média ou longa duração, mas seja qual for não se trata de castigo de Deus, senão um processo reeducativo da alma, que se engrandecerá se souber vencer essa etapa com paciência, resignação e coragem, com uma fé ativa, que aceita a prova mas se esforça para cura.

E todos os meios de cura são válidos: os tradicionais, os alternativos e mesmo os recursos espirituais, pois o esforço pelo tratamento acrescenta méritos na ficha da pessoa, enriquecendo suas virtudes e aprimorando a alma.

Curar o corpo nem sempre significa curar a alma. Os medicamentos e cirurgias podem consertar o órgão danificado, mas se a alma não aproveita a experiência para refletir sobre sua conduta e se moralizar, o corpo adoecerá novamente, gerando mais sofrimento.

Doença, paciência e resignação

Evidente que há variadas maneiras de se enfrentar a doença. Algumas pessoas se desesperam e outras são destemidas e serenas. O Espiritismo, porque ensina sobre as justas causas das nossas aflições, pode contribuir para que sejamos fortes e corajosos, aceitando a ocorrência dolorosa e enfrentando-a dia a dia, até que se consume o momento da desencarnação.

Enfrentar a doença, incurável ou não, com paciência e resignação faz bem ao espírito e contribui para uma desencarnação em melhores condições, porque indica que aprendeu a lição e se reeducou, assim reajustando o perispírito. Ao contrário, o espírito revoltado levará para a Espiritualidade, e possivelmente para outra existência, o corpo espiritual ainda necessitado de reparação, o que implicará na persistência do processo doentio.

DONIZETE PINHEIRO no livro A morte sem mistérios

Garanta já o seu clicando na imagem