ABRIR A MENTE COMO SE ABRE UM PARAQUEDAS

paraquedas

Progresso de leitura

 

Duas asas conduzirão o espírito humano à presença de Deus:

uma chama-se amor, a outra sabedoria.

Emmanuel (Chico Xavier)

 

O espírito Emmanuel, que em uma de suas encarnações foi o padre Manoel da Nóbrega (vindo de Portugal para fundar o Colégio São Paulo), e que da vida no Além assistiu o médium Chico Xavier, afirma que estamos na Terra com dupla finalidade: “abrir sepulturas para os vícios e dar asas às virtudes”.

Paraquedas

Jesus deixou como máxima que amássemos uns aos outros como ele nos amou. Esse é o primeiro passo para nossa iluminação, combatendo o egoísmo e o orgulho. O segundo passo, que nos leva a caminhar junto do bem, é a sabedoria, que deve começar na reflexão.

Para ir em busca de conhecimento precisamos, como diz Albert Einstein, “abrir a mente como se abre o paraquedas”, após o salto na imensidão da vida.

Psicologia Funcional

Chico Xavier e o médico e também médium Waldo Vieira estiveram em julho de 1965 em visita a Nova Iorque, nos EUA, e receberam diversas mensagens dos espíritos (1).

Inclusive foi feita uma entrevista com o espírito do psicólogo norte-americano William James, um dos pioneiros da Psicologia Funcional, desencarnado em 1910.

“Pergunta: Que nos diz da mediunidade?

Resposta: A mediunidade ainda não encontrou na Terra o apreço que, um dia, desfrutará juntamente dos homens, como recurso de acesso da individualidade encarnada às Esferas Superiores.

P: Acredita que um médium precise receber instruções adequadas?

R: Protegemos a mostarda para que se lhe garanta a produção normal. Como edificar a mediunidade e conservá-la dignamente sem recursos de educação?

P: Os espíritos mais elevados vencem com facilidade as deficiências mediúnicas?

R: Os benfeitores e instrutores desencarnados poderiam realizar obras construtivas da mais alta expressão no mundo; contudo, para isso, necessitam dispor de elemento interpretativo. Onde o conjunto orquestral habilitado a fazer música sem a cooperação de instrumentos?

P: O espírito, mesmo aquele de hierarquia sublime, depende do médium para expressar-se no campo físico?

R: Até que a ciência estabeleça livre e generalizado intercâmbio entre as inteligências encarnadas e desencarnadas, o espírito domiciliado no Além, para comunicar-se com os homens, depende do médium, como a alma, para corporificar-se na esfera física, depende do refúgio materno.”

Deixa-se o corpo, e não a inteligência nem o desejo de se iluminar, iluminando o caminho dos irmãos na Terra.

 

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO diretor da Editora EME

¹Entre irmãos de outras terras (Chico Xavier e Waldo Vieira – Espíritos diversos – FEB Editora)