O MELHOR E MAIS COMPLETO INTÉRPRETE DO NOVO TESTAMENTO

LANÇA-BLOG1

Progresso de leitura

A história todo espírita (quiçá todo mundo) já conhece: Emmanuel, que significa “Deus conosco”, se manifestou a Chico Xavier na década de 1920, no início de sua atividade mediúnica.

Sem se identificar, disse ao então jovem médium que gostaria de trabalhar com ele durante longos anos, mas que necessitaria de três condições básicas para fazê-lo – e as três eram… disciplina.

O espírito teria sido em outras vidas um sacerdote no Egito e depois um cônsul. Também foi um senador romano chamado Públio Lentulus, contemporâneo de Jesus. Posteriormente, viveu como escravo na Síria, como um romano no Chipre, e bispo na cidade de Lyon. Suas últimas encarnações teriam sido como Padre Manuel da Nóbrega, Padre Damiano, depois um educador da nobreza, e Padre Amaro, que viveu no Acre e no Rio de Janeiro.

Ele também teria feito parte da falange do Espírito da Verdade, responsável pela divulgação do espiritismo à Allan Kardec que, em O evangelho segundo o espiritismo (Cap. 11-11), inseriu uma mensagem de Emmanuel, recebida em Paris, no ano de 1861.

Fatos marcantes

Foram mais de 110 livros de Emmanuel, psicografados por Chico Xavier, entre obras de aconselhamento espiritual, exegese bíblica, cartas, e outros gêneros literários, como os romances históricos que foram traduzidos para diversos idiomas.

Para o juiz de Direito aposentado, Donizete Pinheiro, “quem fez cuidadoso estudo dos romances de Emmanuel pode ter percebido que, por trás da saga de suas reencarnações e dos sublimes ensinamentos morais, igualmente se vislumbra o propósito de reconstituir parcialmente a sequência cronológica dos fatos marcantes do início do cristianismo”.

Ainda segundo Donizete, esta narrativa começa com a obra Há dois mil anos e termina com Ave Cristo.

Um projeto audacioso

Espírita desde os 9 anos de idade, Donizete é um respeitado autor de obras como Terapia da paz, Respostas espíritas e Gestão de crises emocionais, entre outros publicados pela EME. Agora, ele está lançando O cristianismo nos romances de Emmanuel, projeto audacioso onde reúne as informações do guia espiritual de Chico Xavier colhidas na espiritualidade e acrescido de suas próprias experiências, o que permite uma ampla compreensão das origens do cristianismo, bem como as lutas dos cristãos primitivos que garantiram a subsistência da Boa Nova até a chegada do espiritismo .

“Emmanuel é para nós o melhor e mais completo intérprete do novo testamento, oferecendo-nos profundas e relevantes reflexões sobre as lições do Mestre e de seus discípulos”, afirma Donizete, em seu livro.

Nascimento e adulteração

A história do cristianismo primitivo foi construída pelas informações constantes no novo testamento e por historiadores, como o judeu-romano Flávio Josefo. Poucas fontes históricas não cristãs mencionam Jesus ou os primórdios do movimento religioso que mudou o curso da história humana. Especialistas também acrescem as informações contidas nos chamados evangelhos apócrifos (não reconhecidos pela Igreja) e nos manuscritos do Mar Morto, documentos que foram encontrados entre as décadas de 1940 e 1950 nas Grutas de Qumran, próximas ao Mar Morto e à Cisjordânia.

Para Donizete, os relatos de Emmanuel, ao se basear em fatos históricos verdadeiros, ajudam-nos a entender o nascimento do cristianismo e, depois, a sua gradual adulteração. Este seu novo livro é uma compilação tão criteriosa que nos permite recordar os primórdios desse movimento que ainda hoje impacta a vida de todos nós. E também desperta grande interesse em ler – ou reler –, os clássicos da literatura espírita que são os romances de Emmanuel.

Mais que uma pesquisa, O cristianismo nos romances de Emmanuel constitui-se num emocionante passeio pelas regiões que constituíram o cenário da passagem de Jesus pela Terra, e um enternecedor contato com as personagens que fizeram parte desse período histórico.

Garanta já o seu AQUI