‘PÁSSARO NOTURNO’ E SUAS PROFUNDAS LIÇÕES DE FÉ E RESIGNAÇÃO

Jane-BLOG3

Progresso de leitura

Já reclamou da sua vida hoje?

Então conheça a história de Jane Marczewski.

Ela nasceu na pequena cidade de Zanesville, em Ohio (EUA). Cantora e compositora, aos 30 anos conseguiu uma audição no America’s Got Talent, conhecida série de televisão estadunidense que busca novos talentos entre artistas de todas as idades. Em 8 de junho deste ano, Jane, cujo nome artístico é Nightbirde, entregou uma apresentação inspiradora de sua faixa autoral “It’s Okay” (Está tudo bem), na qual a letra fala sobre lidar com seus problemas… e tudo bem!

Sua aparência frágil, a voz doce em vocal poderoso e cheio de emoção repetindo várias vezes “está tudo bem”, o sorriso cativante, a música suave baseada em sua própria vida impressionou tanto o público (que a aplaudiu de pé) quanto os jurados, valendo-lhe uma Golden Buzzer (um ‘botão dourado’ que permite ao participante pular de fase, indo direto para as competições ‘ao vivo’).

Até aí, nada demais. Neste e em outros programas do gênero vemos muitas histórias de superação semelhantes. Mas a de Jane Marczewski surpreende por seu otimismo, fé e resignação diante de sua forte e impressionante história – a que originou a canção. Prepare os lencinhos.

Seis meses de vida

Jane começou a estudar música como estudante na Liberty University, uma universidade particular evangélica. Antes de se formar em 2013, ela fazia apresentações locais, mas ficou com dúvidas em relação à carreira e decidiu fazer um hiato de três anos para se dedicar a Deus, passando a liderar um grupo de adoração.

Em 2017, quando estava pronta para começar a se apresentar novamente, foi diagnosticada com câncer terminal – estágio 3. Inúmeros tumores foram encontrados em seus pulmões, fígado, nódulos linfáticos, costelas e coluna vertebral. Seis meses de vida. Dois por cento de chance de sobrevivência. Isso aos 26 anos.

Em 2018, após vencer a batalha, ela fez sua estreia com o single autoral “Girl in a Bubble”; faixa pop, leve, divertida e com influências dos anos 80. Seguiram-se outras canções divulgadas em plataformas digitais de forma independente, dando à Jane seu merecido espaço quando, em 2020, ela descobriu que seu câncer havia retornado.

Para piorar, seu marido a abandonou após cinco anos de casamento.

Sua fé vacilou, ainda que brevemente. Depois de muitas noites sonhando com pássaros cantando na escuridão, certa noite, acordou ouvindo-os cantar na janela como se fosse de manhã. “Quero ser assim mesmo quando estou no meio de um momento sombrio e não há sinais de que isso vai acabar”, escreveu ela em seu blog. “Eu quero ser o pássaro que canta em antecipação às coisas boas que confio que estão por vir”. Nascia Nightbirde (pássaro noturno).

E Nightbirde “voou”para a Califórnia, se tratou e foi declarada livre do câncer quatro meses depois.

As quatro lições

Se a história dela te emocionou até aqui, saiba que ainda não terminou.

Naquela noite de 8 de junho, no palco do America’s Got Talent, ao ser perguntada em que trabalhava, Jane revelou que estava lidando com o câncer. Era a terceira vez, agora em seus pulmões, coluna e fígado. O jurado pediu desculpas e a resposta dela foi “está tudo bem, eu estou bem”. E disparou a primeira grande lição da noite: “É importante que todos saibam que sou muito mais do que as coisas ruins que acontecem comigo”.

Em seguida, vem a segunda lição – a própria letra de “It’s Ok” onde, ao cantar sua história, no refrão ela repete (sorrindo e abrindo seus braços feito asas), como em um mantra de autoajuda: Tudo bem, tudo bem, tudo bem, tudo bem/Se você está perdido/Estamos todos um pouco perdidos – e está tudo bem, tudo bem, tudo bem.

Quando Nightbirde termina, um breve silêncio. E a plateia explode em aplausos de pé, no que os jurados acompanham. Começam as análises e vem a terceira lição: “Você não pode esperar que a vida deixe de ser difícil antes de decidir ser feliz”.

E então ela recebe o Golden Buzzer.

Já nos bastidores, a quarta lição: “Tenho 2% de chance de sobrevivência, mas 2% não é zero por cento. Dois por cento é alguma coisa e gostaria que as pessoas soubessem como isso é incrível”.

As sete quedas do justo

Em um dos capítulos de seu livro O Evangelho é um Santo Remédio, Joseval Carneiro analisa um estudo da Universidade de Frankfurt explicando que cantar aumenta a presença de imunoglobulina na corrente sanguínea, favorecendo as defesas orgânicas.

Não podemos afirmar que o fato de Nightbirde ser não apenas cantora, mas compositora de suas próprias canções, potencializa os efeitos positivos desta terapêutica musical. O que podemos afirmar, aproveitando, inclusive, o livro citado, é que Jane sabe que o evangelho é, de fato, um santo remédio. E sua convicção nisso é tamanha que está tatuado em seu antebraço direito. “Há um versículo na Bíblia que diz que um justo cai sete vezes e se levanta novamente”, diz ela explicando os sete pontos que fez [foto].

Em seu outro livro, Agora eu sei, Joseval apresenta o dr. Harold Koenig, psiquiatra e professor da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA), autor de mais de 40 livros e mais de 300 artigos em revistas especializadas, que afirma que as práticas religiosas aumentam em mais de 35% as chances de uma sobrevida. Jane, portanto, une arte e fé de uma forma profundamente tocante: “A nota que recebi para cantar na orquestra da vida é curta e insignificante, de verdade, mas quero cantá-la bem”.

A esta altura você estará pensando que Nighbirde está resgatando dívidas passadas – e resgatando bem, tamanha resignação e fé. Não é essa a função do planeta Terra – ser um planeta de provas e expiações?

Sofrimento X Imperfeição

A dor física, em si, não resulta obrigatoriamente em sofrimento moral. Sofrimentos ligados ao passado estão no campo moral, não no campo físico, razão pela qual, mesmo deixando a matéria, é possível sofrer no mundo espiritual. A imperfeição, esta sim, é a causa dos erros do passado, e deriva de um modo de pensar equivocado, associado a um hábito equivocado. A dinâmica do espírito não é a do sofrimento redentor (pagar pelo que fez), mas a da superação que redime.

Esta relação entre sofrimento moral e imperfeição fica evidente no trecho abaixo, retirado de O céu e o inferno, referindo-se a um jovem com uma doença incurável (não por acaso, a situação de Jane):

“Se este moço fora espírita, teria dito: A morte só destruirá o corpo, que deixarei como fato usado, mas o meu Espírito viverá. Serei na vida futura aquilo que eu próprio houver feito de mim nesta vida; do que nela puder adquirir em qualidades morais e intelectuais nada perderei, porque será outro tanto de ganho para o meu adiantamento; toda a imperfeição de que me livrar será um passo a mais para a felicidade. A minha felicidade ou infelicidade depende da utilidade ou inutilidade da presente existência” (Primeira parte, cap 1, item 2).

Como bem explica Juliano Fagundes em seu livro Causa e origem de nossos males, o sofrimento teria ação benfazeja “para quem souber compreendê-lo; mas, somente podem compreendê-lo aqueles que lhe sentiram os poderosos efeitos, e, se a dor física produz as sensações; o sofrimento moral produz os sentimentos”.

E sentimento Jane tem de sobra. Em seu blog, utilizando-se da parábola bíblica do joio e do trigo , em que um fazendeiro se recusa a arrancar o joio que cresce junto ao seu trigo por temer arrancá-lo  também, ela explica porque não é uma pessoa amarga, apesar de tudo que vem enfrentando: “Deus não causou esse câncer […] havia algo que estava crescendo no campo (ou seja, nela mesma), e se Deus tivesse arrancado todas essas dificuldades, também teria arrancado todos esses milagres que fez em meu espírito”.

“Ainda tenho sonhos”

No dia 2 de agosto, Nightbirde anunciou sua saída do America’s Got Talent, devido a complicações com sua saúde. Em suas redes sociais Instagram (@_nightbirde) e Facebook (@nightbirdeagt ), a artista postou uma foto completamente careca e escreveu que, desde a sua audição no programa, sua saúde se deteriorou e que precisaria se retirar para poder focar no tratamento. Na mesma postagem ela agradece aos fãs por todo o apoio e revela que este não é o fim: “Fiquem comigo, logo estarei melhor. Estou planejando meu futuro, não meu legado. Bastante surrada, mas ainda tenho sonhos”.

É como escreveu Donizete Pinheiro em Para uma vida saudável: “Quem não acredita em si mesmo já entra na luta sentindo-se um derrotado e contribui para a própria derrota”. Quando, enfim, o espírito consegue se superar, o sofrimento acaba. Daí o valor da força de vontade para a superação pessoal. Nada disso pressupõe necessidade de culpa, nem ideia de pecado, que pode fazer com que muitos espíritos desistam da melhoria interior por não enxergar solução, ignorando que, perante a justiça divina, a questão do tempo é muito diferente da nossa e que Deus espera a nossa superação ligada, por sua vez, ao quanto confiamos em nós mesmos.

Já reclamou da sua vida hoje?

Em suas redes sociais, o pássaro da noite segue cantando suas lições. Mas, se você não se emocionou até aqui, então assista, abaixo, a apresentação cativante de Nightbirde (ative as legendas em português nas configurações. Já mandei preparar os lencinhos?):

 

GEORGE DE MARCO é jornalista-redator das publicações periódicas da Editora EME