Progresso de leitura

Uma emoção especial sustenta no ar a mensagem do amor e da fraternidade entre as criaturas, com a aproximação do nascimento do Cristo.

É uma corrente de pensamentos e ações no campo do bem que se espalha no coração das pessoas e pelas cidades.

Nessa estação, as pessoas desejam e se permitem manifestar o que há de melhor em seu íntimo, e ocorre uma transformação da psicosfera material e espiritual em torno da Terra, e todos almejam ser mais felizes e fazer as pazes.

É necessário que o Cristo nasça em nós, na vivência de nosso dia a dia, como luz que fazemos nos passos de nossos irmãos, como mãos que amparam os caídos, palavras que confortam os tristes e desesperados, e alianças de bondade com aqueles que se desviaram do caminho do bem.

Uma data expressiva

Na vida, todos devem honrar a si mesmos, à sua família e à nossa sociedade, e o maior sucesso ocorre com a aliança da determinação e da fé; que podem nos dar a consciência tranquila de termos feito o melhor para nós e para nosso próximo, que nada nos faça arrepender-nos amanhã de nossas ações.

A data do nascimento do Cristo na Terra é muito expressiva para uma parcela de nossa humanidade, mas seus ensinamentos fazem parte da regra da lei áurea de todos os povos: “Fazer ao outro aquilo que desejamos nos façam”.

Porque nasce a paz cada vez que duas pessoas se perdoam – é Natal.

Porque nasce o amor cada vez que alguém auxilia uma outra pessoa – é Natal.

Porque nasce a alegria e a fé cada vez que uma pessoa abre um sorriso nos lábios e olha com os olhos do coração para seu semelhante – é Natal.

As dicas do Natal são drágeas de saúde para nossas vidas.

Para os semelhantes estima, fraternidade e solidariedade.

Para os inimigos, o perdão, e a prática do bem sem revide.

Para os amigos, a disposição, a confiança e o ombro amigo.

Para os filhos, o exemplo, o único modelo que edifica o caráter.

Para os pais, o respeito, com o retorno do bem por tudo que nos fizeram.

Para o país, o cumprimento do dever e a honestidade no agir.

Para o Criador, a proteção do nosso meio ambiente, a vivência de suas leis e a gratidão pela vida e pelo nosso livre-arbítrio.

Natal (a mensagem do amor) não pode ser por um dia, e sim por todos os dias de nossas vidas, quando deixamos a mensagem do Cristo iluminar nossos caminhos, nosso coração e nossa mente.

A figura mais importante

Muitas pessoas dizem que o dia mais importante de nosso mundo foi quando se encerrou a Segunda Guerra Mundial; outros, quando o homem aportou na lua; outros ainda esperam pela descoberta da cura para a Aids e câncer, e que esse dia poderá ser o mais importante para a humanidade. Entretanto, um homem simples, desapegado do poder e das riquezas, fez a diferença em nossas vidas, ele é nosso Mestre e irmão maior, é a figura mais importante de todas que chegaram até aqui: Jesus de Nazaré.

O Natal é para lembrarmo-nos do Cristo que deve fazer morada em nossas mentes e em nossos corações. E a data somente será completa se entendermos que existem dois nascimentos do Mestre, um que aconteceu na singela manjedoura, e este que deve acontecer, permanentemente, no dia a dia em nosso coração acolhedor e generoso com Jesus.

Sabiamente Jesus não nos impôs uma meta, ou exigiu coisas difíceis de se realizar, ainda junto aos seus discípulos, resumindo as leis divinas, disse que um novo ensinamento nos deixava: “Que nos amássemos uns aos outros, como ele nos amou”.

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO é editor da Editora EME