Progresso de leitura

É impossível haver progresso sem mudança e, quem não consegue mudar a si mesmo, não muda coisa alguma. Não será esta nossa terra o inferno, e não estaremos todos aqui expiando os crimes que cometemos numa existência anterior?

George Bernard Shaw

 

Bernard Shaw (foto) nasceu na Irlanda em 1856, foi contista, romancista e dramaturgo, tendo recebido o Prêmio Nobel de Literatura.

Autor de comédias satíricas de espírito irreverente e inconformista, irritou-se com o que percebeu ser a exploração da classe trabalhadora e, sendo um orador brilhante, foi ainda quem redigiu um manifesto que propunha um socialismo pacífico.

Casado depois dos 40 anos com Charlotte Payne-Townshend (de 1898 a 1943 – 46 anos de união conjugal) e assistindo a muitas dificuldades em nosso planeta, como a febre espanhola (1918 – 1920), que devastou muitas populações, e depois de ter passado por duas guerras mundiais, retornou ao mundo espiritual com 94 anos, no Reino Unido, em 02 de novembro de 1950.

Escola primorosa

Talvez essas experiências tenham levado o escritor a interpretar que, estando na Terra, estamos num inferno sem saber ao certo. Mas, não é assim. O nosso planeta é uma primorosa escola que também está progredindo: estando no estágio de provas e expiações, passará a um mundo de regeneração.

E, para nos sustentar na fé e na confiança em Deus, trago este documento que foi encontrado na velha igreja de Saint Paul, em Baltimore (Estados Unidos), trezentos anos atrás, de autoria desconhecida:

“Vá placidamente entre o barulho e a pressa e lembre-se da paz que pode haver no silêncio. Tanto quanto possível, sem capitular, esteja de bem com todas as pessoas.

“Fale a sua verdade, calma e claramente; e escute os outros, mesmo os estúpidos e ignorantes, porque também eles têm sua história. Evite pessoas barulhentas e agressivas. Elas são tormentos para o espírito. Se você se comparar a outros, pode tornar-se vaidoso e amargo, porque sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você.

“Desfrute suas conquistas. Mantenha-se interessado em sua própria carreira, mesmo que humilde. É o que realmente se possui na sorte incerta dos tempos. Exercite a cautela nos negócios, porque o mundo é cheio de artifícios. Mas não deixe que isso o torne cego à virtude. Muitas pessoas lutam por altos ideais e por toda a parte a vida é cheia de heroísmo. Seja você mesmo.

“Principalmente não finja afeição, nem seja cínico sobre o amor. Porque em face de toda a aridez e desencantamento, ele é perene como a grama. Aceite gentilmente o conselho dos anos, renunciando com benevolência às coisas da juventude. Cultive a força do espírito para proteger-se num infortúnio inesperado. Mas não se desgaste com temores imaginários. Muitos medos nascem da fadiga e da solidão.

“Acima de uma benéfica disciplina, seja bondoso consigo mesmo. Você é filho do universo, não menos que as árvores e as estrelas, e tem o direito de estar aqui. E, quer seja claro ou não para você, sem dúvida o universo se desenrola como deveria. Portanto, esteja em paz com Deus, qualquer que seja sua forma de concebê-lo. Sejam quais forem sua lida e suas aspirações na barulhenta confusão da vida, mantenha-se em paz com sua alma. Com todos os enganos, penas e sonhos desfeitos, este é ainda um mundo maravilhoso”.

 

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Editora EME

 

*Publicado no jornal O Semanário, edição de 23 de julho de 2021