NÃO PODEMOS VIVER SEM NUNCA PENSAR NA MORTE

Vida e morte, pintura de Lorena Pimenta (Piloreta)

Progresso de leitura

 

O verdadeiro significado da vida é plantar árvores sob cujas sombras você não espera sentar.

Nelson Henderson

 

Pensando na vida, lembremos, simbolicamente, da árvore que se doa e nada exige em troca, e na maioria das vezes, nem de suas folhas caídas se alimenta.

Uma árvore sempre cresce em direção à luz, mantém-se firme e em pé, e suas raízes são suas fortalezas, superando as estações generosas e desfavoráveis, sempre oferecendo aos visitantes suas flores, seus frutos e sua sombra.

Tudo que fazemos na vida é uma semeadura, e mais cedo ou bem tarde teremos que colher, portanto, sabendo que a existência é um campo de plantio, procuremos escolher as sementes com amor e sabedoria, porque os frutos falarão de nossas escolhas.

Agir no agora

Nesta escola, todos temos uma missão a ser realizada (pequena ou grande, pouco importa), mas temos. Procrastinando, não vamos concluir nossa meta, e nossa tarefa ficará prejudicada, claro. Procurando atabalhoadamente produzir, ficaremos cansados e não teremos o resultado desejado.

O ideal é o caminho do equilíbrio, e agir no agora. Porque pensar ansiosamente no futuro é se esquecer do presente.

O professor de educação física Rui Sanches oferece um treinamento de corridas, na praça de Capivari. Sabemos que o cultivo de exercício vai evitar o sedentarismo e a obesidade, que são fatores tristes de enfermidades. Essa experiência mostra que o progresso (prática) é melhor do que já querer perfeição (ser atleta). Quem começa a praticar, seu compromisso é com a melhoria; planejamento e uma meta definida auxiliarão a persistir e manter o foco na atividade.

Vacina natural

Especialistas recomendam como vacina natural para o corpo e seu sistema imunológico algumas atitudes, como o próprio exercício, sol e ar fresco, beber água regularmente, evitar de abrir latas ou vidros (alimentos processados e com conservantes), mais alimento natural (que tenhamos de cortar ou descascar), dormir dentro de um padrão de nosso relógio biológico, em ambiente calmo e sem luz, cultivar pensamentos e atividades positivas e evitar coisas deprimentes, como as notícias das mortes de covid-19 ou CPI de políticos (os valores e a moral destes mudam rapidamente: aquele que antes criticavam, logo com ele estão de mãos dadas).

E, por fim, outros fortificantes do corpo e do espírito são a oração, atividade de fé, e ação social e voluntária em prol do próximo e da comunidade. Estamos de passagem por este plano, somos espíritos imortais que se encontram vivendo mais uma experiência humana, e mais ou menos dias seremos convocados a retornar ao país de origem (junto daqueles que amamos e que nos aguardam nessa dimensão espiritual), porque morrer não significa acabar, desaparecer.

 

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Editora EME

 

Publicado no jornal Correio de Capivari, em 30 de outubro de 2021