MISTÉRIOS QUE SÓ O ESPIRITISMO PODE DESVENDAR

universo

Progresso de leitura

JOSÉ NÁUFEL nasceu em 1929 na cidade de São Luis (MA). Em 1950 mudou-se para o Rio de Janeiro, a fim de concluir o curso de Direito. Nomeado Procurador da República em 1962, atuou como professor do Curso de Direito Civil na antiga UEG (hoje UERJ) e na Faculdade de Direito Cândido Mendes.

Escreveu dois dicionários jurídicos e um livro de direito. Sua obra Buscando Vida nas Estrelas foi a primeira do autor a discorrer sobre as missões aeroespaciais e as revelações feitas pelos engenhos e instrumentos de pesquisa interplanetária, confrontando o resultado das pesquisas cientificas com o pensamento filosófico e religioso da antiguidade e dos tempos atuais.

Perfil dinâmico

Nos anos 1970, Náufel tornou-se um grande estudioso e expositor da doutrina espírita, expondo seus profundos conhecimentos por meio de palestras e cursos em diversas casas espíritas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Seu perfil dinâmico e empreendedor o levou a criar um curso sobre o Estudo Sistemático da Doutrina baseado nas obras de Alan Kardec no Centro Espírita André Luís, no Rio de Janeiro.

Professor licenciado do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, Náufel deixou-nos seu legado na obra Do ABC ao Infinito (FEB Editora), na qual expõe de modo didático toda obra de Kardec, analisando, capítulo a capítulo, os volumes que fundamentaram a doutrina espírita facilitando, deste modo, a leitura para aqueles que se iniciam no estudo do espiritismo.

Somente o espiritismo esclarece

Para Náufel, existem temas cuja solução só pode ser encontrada exclusivamente no espiritismo. Entretanto, todos os livros de teologia à disposição do leitor trazem outras visões, dificultando o seu estudo pelo espírita.

“Desde sempre o Homem indaga sobre sua natureza ou sobre a finalidade de nos encontrarmos em um ciclo, onde o nascimento e a morte se destacam como preocupação maior”, escreve Elisa Náufel, filha de José, explicando porque motivo seu pai decidiu desenvolver a teologia segundo a óptica espírita.

“Inúmeras indagações e questionamentos sobre a possibilidade de vida após a morte nos levam até o momento a nos amparar em respostas propiciadas pela ciência atual e ou outras fontes que nos levem a um contexto existencial satisfatório a conclusões de cunho imediato”, diz Elisa para quem “a natureza, suas incógnitas e mistérios nos forçam cada vez mais a procurar por algo que nos leve à compreensão acerca da Vida como participantes do Universo para além de nossas possibilidades”.

Indo além das evidências

Foi justamente para elucidar questões como a origem dos espíritos, a individualidade cósmica, a ressurreição e a ascensão de Jesus, assim como desvendar os mistérios do Universo, a pluralidade e a hierarquia dos mundos, e a pluralidade das existências, entre outras que José Náufel escreveu Mistérios do Universo – teologia segundo a ótica espírita, lançamento da EME.

“Neste livro que ora apresentamos”, escreve Elisa, “o objetivo principal é fazer uma análise dentro de nossas possibilidades, de acordo com Kardec e a plêiade de espíritos que com ele trabalhou, sustentando o propósito de ir além das evidências para explicar o mundo e ou a Vida que nosso amado Mestre Jesus ,desde há muito nos enunciou e anunciou em Sua sublime passagem pelo planeta Terra”.

Mais importante ainda, nas palavras do autor ao prefaciar Mistérios do Universo – teologia segundo a ótica espírita, a teologia espírita nos trás “a certeza da justiça Divina e da bondade do Pai, que abre diante de nós a larga estrada da evolução, para alcançarmos a felicidade eterna”.

Náufel desencarnou no dia 28 de maio de 2014, aos 85 anos de idade.

MISTÉRIOS DO UNIVERSO: garanta já o seu clicando aqui