MEIO AMBIENTE: HERANÇA PARA FILHOS, NETOS, MANSOS E NÓS

Planeta-Agua

Progresso de leitura

A história e mesmo o nosso dia a dia comum demonstram que faculdades humanas ou frutos dos avanços tecnológicos podem e devem ser avaliados não só pelo que significam em si, mas pelo uso que deles se faz. Invenções e descobertas como o avião, energia nuclear, os satélites artificiais ou a internet atendem tão bem ao progresso e conforto dos seres humanos como à sua degradação ou aniquilamento.

Da mesma forma, no terreno pessoal, a utilização da inteligência, do sexo, do dinheiro, talentos artísticos, poder. Às vezes, apenas uma questão de interpretação, geralmente forçada, para atender nossos desejos e interesses. É o caso de leis e religiões.

Livros de autoajuda são outro exemplo. Embora até valorizem e incentivem as relações interpessoais e o respeito ao próximo, o que a maioria das pessoas busca nestas obras são fórmulas mágicas para resolver problemas e obter vantagens – rápidas, abundantes, ao menor esforço e às custas dos outros. Ascensão profissional alcançada no acirramento da concorrência no trabalho, sucesso afetivo de satisfação egoística ou meras conquistas em aventuras efêmeras, êxito financeiro obtido, não raro, pelos atalhos ilícitos da corrupção ou dos direitos lesados de outrem.

Nossa responsabilidade

No mundo prático de hoje, é difícil ser diferente e pensar-se primeiro nas necessidades alheias e depois em si. Pois que seja. Ao menos em relação aos cuidados com a nossa casa planetária. Afora os fenômenos cujas causas absolutamente não estão no poder do homem controlar, como os terremotos, por exemplo, o fato é que muitas das transformações observadas na Terra são de nossa responsabilidade. Temperaturas extremas quebrando recordes de muitas décadas, índices pluviométricos que provocam inundações, morte e destruição, secas prolongadas em áreas antes imunes a tais calamidades, aumento na frequência de furacões ou   aparecimento deles em regiões inéditas como o Sul do Brasil, e tantos outros.

Poucos estão efetivamente preocupados com o futuro do mundo que habitamos. Enfrentam heroicamente a imensa maioria que detém o poder de impor e fazer tudo que satisfaça o imediatismo e a ganância desmedida.

Por falta de educação social, econômica, ecológica e moral, quase todos nós damos o triste contributo para a deterioração do meio ambiente, em franco desprezo e ingratidão por tudo o que a Natureza nos oferece. Lixo nas ruas e córregos e pouca reciclagem, automóveis com motores desregulados emitindo excesso de monóxido de carbono na atmosfera ajudando no efeito estufa, o desmatamento indiscriminado e criminoso, o esgoto nos oceanos, a exploração desenfreada dos recursos naturais como a água doce e os frutos do mar. Fauna e flora comprometidas, habitats degradados, espécies em extinção.

Moral X Intelectual

Sabe-se que o progresso moral quase nunca acompanha o intelectual. A Terra se transformará em verdadeiro paraíso, conforme a questão 185 de O Livro dos Espíritos, mas isso somente quando nós nos tornarmos bons ou “mansos e humildes”, segundo o Evangelho.

Aos que argumentam que a filosofia espírita faz apologia do sofrimento, aceito passivamente, e estimula a busca exclusiva da felicidade da alma na vida futura, em total detrimento daquela possível de ser desfrutada no hoje e no aqui, o esclarecimento acima prova o contrário.

Afinal, para que serviria um planeta tão belo, habitado por seres bem dotados intelectualmente, sob o império da fraternidade e justiça, se não fosse para torná-los felizes desde este momento?

Futuro em jogo

A vida é uma só, na Terra ou fora dela, encarnados ou como espíritos livres, e a felicidade é um direito de todos. Basta ter mérito individual e coletivo para vivenciá-la. Um dos argumentos mais frequentes a favor da responsabilidade ecológica é que disto depende a qualidade de vida de nossos filhos e netos. O Espiritismo diz mais. Está em jogo o futuro de todos nós, moradores atuais. Retornaremos pelas portas da reencarnação para sermos nossos próprios netos ou bisnetos. Ou outro aparentado qualquer. Ou, ainda, alguém sem vínculos com a atual família consanguínea.

Mas estaremos aqui para prosseguir no aprendizado, no crescimento espiritual, no desenvolvimento de nossas potencialidades para confirmar o “sois deuses” do Cristo. E também para colher o que estamos semeando hoje, incluindo as reações da Natureza. A reencarnação é uma abençoada lei natural da vida. O resto é da alçada de cada um, até a sobrevivência do nosso planeta azul.

 

WILSON CZERSKI no livro Admirável mundo em que vivemos

Garanta já o seu clicando na imagem acima