Progresso de leitura

Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes, os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo.

Meimei/Chico Xavier¹

 

Não temamos o futuro, como não tememos nossa casa, nossa cama – repousemos confiantes de que teremos que, às vezes, enfrentar o caminho sozinhos, e haverá horas em que teremos que ser nosso próprio guia, e iremos perguntar qual conhecimento acumulamos enquanto tivemos disponibilidade de tempo e força?

É bem verdade que poucas pessoas se preocupam com as lutas que atravessamos; na verdade, esperam de nós que os auxiliemos e sejamos úteis. Essa era a vivência do médium Chico Xavier. Levando uma vida simples e humilde e sempre socorrendo o próximo, ocorreu que seu irmão José, que colaborava com ele no Centro, desencarnou. E logo depois a viúva foi internada numa psiquiatria e Chico se comovia com a dor que a família passava.

Pedia em preces ajuda aos benfeitores espirituais e como devoto de Maria de Nazaré rogou ao seu mentor que pedisse a ela uma mensagem de conforto diante dessas lutas. E como sabemos que nossas preces sempre são ouvidas, certo dia o espírito de Emmanuel lhe disse: “Chico, trouxe uma mensagem da mãe de Jesus: Isso também passa”. E o médium compreendeu que aqui teremos momentos de tristeza e outros de alegria, confiantes de que tudo vai mudar para melhor.

Let it be

O cantor e compositor do grupo inglês Beatles, Paul MacCartney, passou por experiência difícil quando era adolescente, com a morte de sua mãe, ainda jovem, vitimada pelo câncer. Decorridos dez anos, em 1969, ele estava enfrentando alguns problemas e, durante uma noite, com o sono e a saída do corpo, encontrou-se com o espírito de sua mãe que o aconselhou dizendo: “Vai passar, deixe assim”, e ele relembra emocionado que, sussurrando palavras de sabedoria, a mãe o asserena: “Deixe estar…”. E fez do sonho uma canção, Let it be² (confira o vídeo da canção legendado em português, abaixo).

Jesus nasceu na Terra, em um mundo onde o Mestre não se encaixava: veio com a missão de ajudar a criar um mundo novo com o seu exemplo; vivia o desprendimento material, o socorro aos infortunados, ensinava a libertação das paixões e o desenvolvimento do amor de tal forma que compreendêssemos Deus como nosso Pai, exortando-nos: amai vossos inimigos.

Quatro atitudes

Estas quatro atitudes a seguir, quando praticadas de forma sincera, podem nos levar a conquistar a calma interior, entendendo que realmente tudo passa: “sinto muito”, “me perdoe”, “eu te amo”, “eu sou grato”; porque a paz não é ausência de conflitos e sim a sabedoria de administrar as contrariedades sem se descontrolar. Quando a vivenciamos, encontramos saúde para o corpo e para o espírito.

 

                ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO é diretor da Editora EME

*

*Publicado no jornal Correio de Capivari, edição de 03 de julho de 2021

 

(1) Meimei (Chico Xavier) – Cartas do coração – Confia sempre – LAKE.

(2) https://tudoemingles.com.br/legendasduplas/video.asp