Pesquisa mundial afirma: pessoas que leem são mais felizes

Group Of Friends Taking Part In Book Club At Home

Progresso de leitura

Em 2019, duas das principais redes de livraria, a Saraiva e a Cultura, fecharam algumas lojas. A crise do setor, agravada pela recessão que começou em 2014, explicou essa queda. Em 2020, até o final de abril e comparando com o mesmo período do ano anterior, houve queda de 21,8% em unidades vendidas e de 17,9% no faturamento.

Porém, segundo levantamento feito pela GFK para a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o ritmo de queda do mercado editorial está em desaceleração.

Dentre os títulos com melhor desempenho estão os de religião, único que apresentou crescimento.

E a resposta para este crescimento pode estar em uma pesquisa da Amazon. Segundo o estudo, a leitura aumenta a felicidade. Além disso, também pode ajudar leitores a se conectar uns com os outros, melhorando seus relacionamentos.

Uma ferramenta poderosa

Realizada pelo instituto Kelton Global, a pesquisa encomendada pela gigante do e-commerce, tinha o objetivo de traçar o hábito e o comportamento da leitura em diferentes aspectos. Para isso, foram entrevistadas 27.305 pessoas com mais de 18 anos de 13 países (EUA, Canadá, México, Brasil, Alemanha, Reino Unido, Espanha, França, Itália, Austrália, Índia, China e Japão).

Entre os leitores semanais (considerados frequentes), 71% declararam que se sentem felizes. A taxa entre os leitores esporádicos para essa mesma pergunta é de 55%. Ainda de acordo com a pesquisa, quase metade dos participantes em todo o mundo (45%) tem como meta de desenvolvimento pessoal para este ano ler mais.  E, nesse aspecto, os clubes do livro são ferramentas poderosas.

Melhor que vinho

Para melhor compreendermos o comportamento do leitor global, a pesquisa fez diversas correlações.

Por exemplo, mais de 80% credita à leitura melhoras em seus relacionamentos. 81% ficam ansiosos em discutir pelo menos um aspecto de algum livro com outros. Cerca de 45% dos participantes da pesquisa sentem que a leitura deu algo importante para debater com outras pessoas. E mais de 60%  admitiu preferir discutir obras em um clube do livro do que beber vinho.

Enquanto mais de 65% das pessoas em todo o mundo concordam que a leitura é uma grande mudança, 41% dos casais globais dizem que discutir sobre livros foi uma das coisas que os fizeram apaixonar-se um pelo outro. Destes, 29% afirmaram que questionariam seu relacionamento se o parceiro não fosse um leitor.

Algumas correlações inusitadas da pesquisa mostram que em países como Brasil, Índia, Itália, Japão e México as pessoas preferem ler a dormir. E, como meta para 2019, brasileiros, chineses, mexicanos e indianos querem ler mais do que perder peso.

O inimigo da leitura

A Editora EME reconhece que a leitura realmente pode ter um impacto forte e positivo na vida das pessoas. Não à toa, nosso lema é “ampliando os sentidos da vida”. Por isso, estamos sempre incentivando a leitura. Isso vale para os 34% de participantes globais que dizem ler para fugir das distrações digitais. Fora do mundo virtual, 70% dos respondentes declararam ter cancelado atividades sociais para dedicar tempo para si com um livro – e isso antes da pandemia.

Já em 2020, com o isolamento social em andamento, houve uma diminuição nas vendas de livros. Porém, por outro lado, mais tempo em casa e a falta de outras atividades sociais pode ter contribuído para uma melhora no hábito de leitura, segundo o site Submarino. A empresa explica que a “mudança de comportamento trouxe uma busca por mais opções de títulos e gêneros literários”.

Ainda assim, as livrarias físicas foram as mais afetadas pelo novo coronavírus, sobretudo as que não haviam trabalhado anteriormente com canais online. Algumas delas se reinventaram vendendo livros por delivery e WhatsApp.

Apesar da hiperconectividade ser um inimigo da leitura, não podemos esquecer que os e-books fazem parte dos benefícios que a leitura pode proporcionar. Neste setor, a venda cresceu 19,2%, de acordo com a ANL.

 

 

 

Fontes: Publishnews, Submarino, ANL & Fipe