JESUS LIVRE DE ADULTERAÇÕES

Jesus-Alterações

Progresso de leitura

No capítulo 6, item 5, de O evangelho segundo o espiritismo, o Espírito de Verdade explica que “no Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram”.

Cada vez mais o cristianismo precisa revisar todas as inserções e entendimentos equivocados que nele foram introduzidos, como a divinização de Jesus, a realização de liturgias e de adoração de objetos substituindo a transformação interior pelas práticas exteriores.

Diversos autores já se manifestaram sobre as adulterações nos textos bíblicos cujo objetivo foi configurar o pensamento que queriam impor, alterando drasticamente a diretriz e o foco dados por Jesus quanto à busca do aprimoramento moral que cada um deve realizar. Joseval Carneiro é um deles.

Objetivando restabelecer o verdadeiro sentido das palavras do Cristo podando, aqui e ali, as interpolações e adulterações que ao longo dos séculos foram habilmente enxertadas nos textos originais, o ilustre professor, escritor e advogado baiano escreveu O que não disse Jesus, que a Editora EME está relançando.

A edição original continha apenas 124 páginas. Para reeditá-la, Joseval fez algumas ampliações e atualizações necessárias, enriquecendo-a com comentários relevantes a fim de resgatar os verdadeiros valores e ideias cristãos que nos foram repassados pelos evangelistas, posto que Jesus nada escreveu – ele utilizava muito a exposição oral, apresentando um determinado assunto com a participação do povo limitado a ouvi-lo, admitindo-se alguns breves comentários e perguntas a respeito do tema.

Todas as referências que podemos verificar mostram Jesus ensinando em vários lugares, sendo constantemente, chamado de “Mestre” ou “Rabino” (cujo significado dentro do hebraico e do Judaísmo significa “professor” ou “mestre”). Como maior pedagogo que o planeta já conheceu, sua mensagem era transmitida por parábolas (histórias breves que encerravam ensinamentos) de forma que as pessoas da época pudessem entender melhor as suas palavras.

Entretanto, Jesus sabia que tinha que levar o seu ensino para todos quantos pudesse alcançar, mas que, naquele momento, seria humanamente. Impossível. Foi quando ele começou a doutrinar os seus discípulos na arte da oratória e da comunicação e de como transmitir com amor, utilizando-se somente deste recurso.

Assim, reportando-se diretamente a esta fonte – os evangelistas –, O que não disse Jesus apresenta o sentido moral dos ensinamentos do mestre, necessários para a renovação espiritual do indivíduo discutindo, à luz da ontologia, da realidade, o que efetivamente disse Jesus e, igualmente, o que ele não disse.

 

(Publicado originalmente em nosso LEITOR EME)

 

Garanta já o seu clicando AQUI