Progresso de leitura

 

Milhares de velas podem ser acesas com uma única vela, sem que a luz desta vela diminua. A felicidade nunca diminui por ser partilhada.

Buda

 

Quando era criança, ainda me lembro do medo que tinha dos animais e aves que povoavam a sala e o meu quarto, na hora de dormir. E meu pai me mostrava que não tinha nada, inclusive usando uma vassoura para passar em baixo da cama ou do guarda-louças da sala. Eu via que os animais mudavam de lugar, apenas.

Não acreditava em meu pai. E meu pai não acreditava em mim.

Um caso popular interessante conta que um homem, caminhando à noite por uma estrada rural, dirigindo-se para uma vila, ouviu atrás de si uns passos. Ele acelerou o seu e o acompanhante acelerou também. Pensando em algo do outro mundo, ou de alguém que poderia assaltá-lo, começou a correr. E, esbaforido, quando um bico de luz clareou o caminho, deixou o medo e olhou para trás: era um velho burro acostumado a acompanhar o tratador.

Teologia espírita

Cresci, deixei a teologia católica de minha mãe e a evangélica de meu pai e aceitei a teologia cristã ensinada pelo espiritismo: somos alma, temporariamente investida de um corpo; nosso reino é o espiritual; estamos de passagem aqui, promovendo a melhoria de nossa vida, que nos é concedida juntamente com o livre-arbítrio, por graça de Deus, que é único. Jesus é nosso guia e modelo.

Essa teologia acrescenta que não existem mortos e que podemos nos comunicar com alguns deles; que temos pluralidade de existências corporais; que as leis divinas estão registradas em nossa consciência; que ninguém foge da lei de ação e reação e que oportunidades sempre serão múltiplas, inclusive em outros mundos.

Os gigantes

Os gigantes da alma são definidos como o medo, a ira, o dever e o amor. No capítulo Sede perfeitos, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, comentando sobre o “homem de bem”, Allan Kardec orienta: “Em todas as circunstâncias, a caridade é seu guia. Diz a si mesmo que falta com o dever de amor ao próximo e não merece a clemência do Senhor aquele que causa prejuízo a outrem …”¹.

Infelizmente, ainda são raros os homens de bem na Terra.

Mas eles existem.

A excelência da caridade

Paulo, que perseguiu os cristãos e, depois de cair do cavalo, descobriu a excelência da caridade – o amor puro, que excede e supera todas as outras coisas –, cumpriu seu dever de levar a boa-nova a todos os povos.

“A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não trata com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não se alegra com a injustiça, porém se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”².

Quais dessas forças gigantes da alma estamos alimentando em nossa vida?

 

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Editora EME

 

¹Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo (Editora EME)

²Paulo, I Coríntios – 13.