VOCÊ QUER SER FELIZ OU INFELIZ?

Feliz-Infeliz

Progresso de leitura

 

A maior parte das pessoas é tão feliz quanto resolve ser.

Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas deixar de ser vítima dos problemas e se tornar o autor da própria história.

Abraham Lincoln

 

Quem não se emociona ao ouvir as grandes composições na voz e também na sua arte de dançar, um verdadeiro bailado, de Michael Jackson – falecido de forma trágica por abuso de remédios, poucos meses antes de completar 51 anos em 2009, porque, apesar da riqueza, de seus ideais de ter filhos de barriga de aluguel, fazer sucesso, ele se sentia solitário e infeliz.

Michael faz essa declaração: “Mesmo em casa me sinto sozinho. Às vezes sento no meu quarto e choro. É tão difícil fazer amizades, e há coisas que não pode falar com seus pais. Às vezes ando pela vizinhança à noite, esperando encontrar alguém para conversar, mas sempre acabo voltando para casa”.

Causas da infelicidade

Você quer ser infeliz?

Aqui algumas indicações de procedimentos que causam infelicidade nas pessoas.

Atenção: NÃO é para seguir!

Se estiver fazendo uso dessas atitudes, procure abandoná-las ou evitá-las imediatamente:

1) Seja um descrente ou verdadeiro ateu. Quem assim procede inibe a ação de Deus e da espiritualidade em seu favor, fecha os seus centros de força.

2) Viva nos maus procedimentos, cultivando vícios e paixões. Em Gálatas 6.7, Paulo explica: “Tudo o que o homem plantar ele vai colher. O que planta na carne vai colher na carne. O que planta no Espírito vai colher no Espírito”.

3) Não se perdoe, viva remoendo seu passado. Coisas que aconteceram há meses, anos, décadas, mas a pessoa não esquece e não se liberta, continuam amargurando sua vida.

4) Seja um pessimista. Não acredite em você mesmo: “Acho que não vou ser contratado. Não vou passar no vestibular. Não vai dar certo a cirurgia”…

5) Seja um maldizente. Procedimento daquele que se acha juiz dos outros. Vê os defeitos alheios e não enxerga os próprios. Não tem misericórdia com o próximo. Jesus recomenda: “Não julgueis”.

6) Tenha sempre razão. Acredite que você sabe tudo, que sempre tem razão, que os outros estão errados, com você, com seus filhos etc. Quem age assim sempre perde amigos.

7) Invente problemas, assumindo a vida dos outros. Jesus recomendou ajudar, mas não dirigir a vida dos outros.

Causas da felicidade

Agora: você quer ser feliz?

Eis sete comportamentos que nos levam a uma vida melhor e mais saudável:

1) Relacione-se.

2) Conheça a você mesmo.

3) Aceite as emoções negativas.

4) Viva cada dia.

5) Faça o bem.

6) Comemore cada vitória e

7) Acredite em Deus.

Somos os arquitetos do nosso mundo, e o mundo ao nosso redor é um reflexo, um espelho que mostra quem somos. O que encontramos de bom nos outros está também em nós. Nossa felicidade ou nossa desgraça depende da nossa vontade de fazer o bem, de nos aprimorar nas virtudes e na sabedoria.

 

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Editora EME.