ESTAMOS NO CONTROLE. E TUDO DEPENDE DE NÓS

força-do-querer

Progresso de leitura

Dois livros importantes, até hoje, divisores de águas no meu conhecimento como “pessoa” são: O Alquimista (de Paulo Coelho), lido pela primeira vez em 1991, e Seja Feita a Sua Vontade – a força do querer (de José Lázaro Boberg), lido em outubro de 2019.

Pode parecer clichê e, para muitos, pobreza linguística que o livro O Alquimista seja um dos livros mais importantes para mim (já que o autor Paulo Coelho é apontado pelos literatas como “péssima” leitura).

Concordo com a pobreza linguística em muitas das obras de Paulo Coelho (incluindo-se aqui O Alquimista), mas naquele meu momento de vida em 1991 foi essa linguagem “não rebuscada e pobre” que me tocou profundamente, com todas as suas obviedades e trivialidades.

Era o momento certo pra mim! Foi quando, de fato, me vi e me percebi, e entendi a focar na minha vida e em como vivê-la, me encontrei enfim (assim como Santiago, depois de tudo, encontra seu tesouro naquele tão [im]provável local…).

Foi amplamente divulgado que Arnaldo Niskier, educador, ex-professor de história e filosofia e membro da Academia Brasileira de Letras, ao fazer o discurso de recepção a Paulo quanto este entrou para a Academia, em 2002, defendeu a leitura de Paulo Coelho por ser este a  “voz e anseio de multidões”.

Em 2016, ao relembrar o fato em entrevista ao Blog Página Cinco, da UOL, Niskier fez um comentário que vai bem ao encontro do que penso, o que esta obra de Paulo Coelho (O Alquimista) despertou em mim: 

“… Essa literatura vai ao encontro de um forte anseio de busca espiritual, hoje presente praticamente no mundo inteiro, em que se registra a redução da taxa de racionalidade. De forma velada, os livros dele provocam questionamentos interiores, de todas as latitudes, ao entrar em outra frequência…. Os passos de Santiago estão gravados para sempre na alma do mundo… A obra dele, com forte ênfase na espiritualidade, rejeitando gurus, mestres e o fundamentalismo, busca exatamente resposta para essa angústia universal.” 

Agora, recebi do Clube do Livro Espírita da Editora EME (CLEME) o livro de José Lázaro Boberg, Seja Feita a Sua Vontade – a força do querer.

E depois de tantos anos (desde 1991) fui tocada da mesma forma e com a mesma intensidade daquela época quando li O Alquimista, quando lá me encontrei.

E agora, lendo este livro de Boberg, fui sendo agraciada com uma profusão de entendimento, fazendo meu coração transbordar a cada parágrafo. Com base em muitos estudos, Boberg vai desvendando nossa capacidade de sermos o autor de nossa própria vida, de estarmos no controle e que tudo depende de cada um de nós.

FLÁVIA LISBOA, adaptado do Blog Lendo Livros – Passando o tempo na leitura

Garanta já o seu clicando aqui