Progresso de leitura

GEZIEL ANDRADE recebeu desde cedo os ensinamentos básicos do espiritismo. Pesquisador e palestrante espírita, Geziel é autor de importantes obras da literatura espírita, como Perispírito: o que os espíritos disseram a respeito e O segredo da felicidade, entre outros publicados pela EME. Seu novo livro, A vida nas esferas espirituais, reúne só todas as informações que desejarmos saber a respeito da vida após a morte do corpo físico. Saiba mais na entrevista a seguir:

O que o motivou a escrever esse livro?

Esse livro é a sequência dos dois outros livros de minha autoria, já publicados pela valorosa Editora EME: O Homem que Mudou a História, que aborda os ensinos de Jesus acerca de Deus, da existência do reino dos céus e da prática das virtudes, para que a alma imortal mereça as bem-aventuranças e O Homem que conversou com os Espíritos, que trata das revelações que os Espíritos superiores fizeram a Allan Kardec, possibilitando-o realizar as notáveis obras da codificação do Espiritismo.

O que diferencia esse livro dos inúmeros outros livros já publicados sobre as psicografias de Chico Xavier?

Esse livro mostra a grandeza e complexidade da Obra de Deus, que não se restringe apenas às coisas e as condições de vida existentes no universo material; mas também as realidades da vida da alma, que existem nas variadas regiões das inúmeras esferas espirituais, que circundam, de modo concêntrico, a crosta da Terra, e se estendem pelo nosso sistema solar e Via Láctea.

Que contribuições esse livro novo trouxe para o maior entendimento da vida material do espírito encarnado e da continuidade da sua vida no plano espiritual, após a morte do seu corpo material?

As psicografias de Chico Xavier nos mostram claramente o contexto maravilhoso e grandioso em que estamos inseridos na Obra Deus, na condição de Seus filhos, bem como as condutas nobres que precisamos manter nesta jornada terrena para evoluir em conhecimentos e práticas morais. Também nos mostram, principalmente, as diferentes condições de vida que a alma vai encontrar na continuidade da sua vida, após o falecimento do seu corpo material, nas diferentes regiões das muitas esferas espirituais, que circundam, de modo ascendente, a crosta do planeta. O livro vai, passo a passo, detalhando o modo que cada alma colhe de acordo com suas qualidades espirituais, intelectuais e morais conquistadas, bem como as suas atitudes e ações praticadas, durante a sua existência material. Somente a observância das leis de Deus gera os méritos indispensáveis para que a alma desfrute de boas condições de vida nas esferas da dimensão espiritual, porque a Justiça de Deus se cumpre de modo infalível e perfeito. 

Quantas esferas espirituais existem acima da crosta da terra?

As esferas espirituais podem ser classificadas em inferiores, intermediárias e superiores. Mas, as psicografias de Chico Xavier não revelam o número exato das esferas espirituais, porque elas se estendem pelo nosso sistema solar e prosseguem pela Via Láctea. Porém, evidenciam que, pela sabedoria e justiça de Deus, cada alma vai habitar, após a morte do seu corpo material, as regiões da esfera espiritual que apresenta condições de vida compatíveis ou condizentes com as suas boas ou más obras realizadas. Quanto maior for a sua evolução espiritual, mais elevada será a esfera espiritual em que a alma vai habitar.

O corpo espiritual desempenha algum papel nessa seleção das almas?

O corpo espiritual é instrumento da justiça de Deus. Ele se torna mais ou menos sutilizado e leve, em função, principalmente, do grau de elevação moral já conquistado por cada alma. Assim, define, automaticamente, em que esfera espiritual cada alma vai habitar e desfrutar das condições de vida que existem em suas regiões.

Então, nem todas as almas vão habitar a esfera espiritual que é chamada de “paraíso”?

Somente os Espíritos realmente superiores, em sabedoria e moralidade, conseguem volitar até às regiões das esferas espirituais superiores, que chegam a alcançar nível interplanetário, para desfrutar das maravilhosas bem-aventuranças.   Mas, as almas que se esforçaram para cumprir a lei do bem e praticar as virtudes, durante a sua vida material para evoluir, conseguem ascender às regiões da segunda esfera espiritual e esferas intermediárias, onde já desfrutam de excelentes condições de vida, em companhia dos seus espíritos familiares. Mas, mesmo assim, essas regiões estão localizadas bem próximas da crosta densa da Terra.

As almas que cultivaram os vícios e a criminalidade e praticaram o suicídio ou o mal vão parar no umbral?

A justiça de Deus se cumpre, infalivelmente, no plano espiritual, dando a cada alma de acordo com as suas próprias obras. Então, separa naturalmente as almas que se escravizaram ao mal daquelas que se esforçaram para praticar o bem e as virtudes. Desse modo, as almas das pessoas que praticaram o mal, em função das condições densas do seu corpo espiritual, vão habitar, naturalmente, as vastíssimas regiões sombrias, hostis e cheias de sofrimentos, que compõem a primeira esfera espiritual. Com isso, colhem, inevitavelmente, as consequências das suas más semeaduras, porque a lei de ação e reação existe tanto na vida material, quanto na vida espiritual.  Nessas regiões do umbral, que estão bastante próximas e ligadas à crosta da Terra, as almas que menosprezaram as leis de Deus vivem em condições de vida infelizes e em sintonia com as companhias moralmente imperfeitas, a que se afinaram desde quando estavam encarnadas. Assim, permanecem em angústias e sofrimentos, até que se arrependam dos erros graves cometidos, e sejam resgatadas pelos Espíritos bondosos, que as destinam para uma nova reencarnação evolutiva. Isso porque Deus é justo, mas é também misericordioso.

Esse livro homenageia Chico Xavier?

Sim, pelas contribuições valiosas contidas nas mais de 400 obras extraordinárias que o notável médium psicografou. Elas descortinam conhecimentos valiosos e nos estimulam à prática do bem. Então, no Espiritismo, nós temos Jesus como guia e modelo; Allan Kardec como o competente e sábio codificador da doutrina espírita; e Chico Xavier como o complementador das lições espirituais e morais de Jesus e Kardec, com as suas inusitadas obras psicografadas e com os seus exemplos de prática da humildade, amor e caridade. O lançamento desse livro inicia as homenagens a Chico Xavier, que, no próximo abril de 2020, estará completando 110 anos do seu nascimento. As homenagens são não só pelas suas obras inusitadas, mas, principalmente, pelo grande desenvolvimento que o seu trabalho mediúnico propiciou ao crescimento do movimento espírita brasileiro. Com isso, Chico Xavier se tornou, merecidamente, o médium mais admirado e respeitado, dentre muitos outros.

A vida nas esferas espirituais – Garanta já o seu clicando aqui