ENTREVISTA – ARNALDO RODRIGUES DE CAMARGO

arnaldo_camargo

Progresso de leitura

É editor da EME e Nova Consciência, por onde já publicou mais de 600 títulos em variados segmentos da literatura nacional.  Presidente do Centro Espírita Mensagem de Esperança, é editor reconhecido no Brasil, possuindo ampla visão sobre as questões culturais e os fundamentos do espiritismo. Nesta entrevista, ele nos fala sobre as agendas Todo Dia, Chico Xavier e Pão Nosso, publicadas anualmente e das quais ele é o organizador. Confira:

Muitos acreditaram que as agendas digitais substituiriam as de papel. Mas isso não aconteceu. Em sua opinião, por que as agendas de papel não caem em desuso?

Primeiro por uma questão de tradição, segundo pela facilidade de manipular e de poderem ser guardadas, com mais facilidade para consulta, e em terceiro lugar porque têm múltiplas utilidades: anotações, eventos, datas comemorativas, agenda de nomes, endereço, telefones e e-mail. Suas capas, sempre atraentes; a facilidade de carregar; e o prazer de escrever em papel! As agendas eletrônicas, boas e úteis, têm alguns inconvenientes como transporte, manipulação, risco de a bateria do celular acabar e comprometimento da visão, por exemplo; esses são fatores que acabaram jogando contra a tecnologia das agendas digitais. Além disso, nossa produção da agenda é diferenciada, porque você tem nela pensamentos que elevam seu humor e sua positividade. Em todas as páginas e no começo do mês há textos que aprofundam nossa vida da existência.

Como você explicaria o grande sucesso das Agendas EME mesmo em plena era digital?

As agendas da EME são diversificadas nos modelos e nos conteúdos, oferecendo boas opções aos nossos clientes. Aos centros espíritas e obras assistenciais desenvolvidas pelos espíritas, servem como promoção de final e começo de ano, sua venda ajuda na arrecadação de fundos para manutenção das atividades. Os Clubes do Livro podem oferecer aos seus associados uma agenda personalizada pelo clube. E as empresas e profissionais oferecem um ótimo brinde que o cliente vai usar o ano todo, instrutivo e espiritualizado, bem melhor do que oferecer o tradicional litro de vinho – que a pessoa consome e pode ter complicações; ou um panetone, que a pessoa consome e acabou…

Há quanto tempo a EME publica suas agendas? E como surgiu esta ideia?

Publicamos há 24 anos, desde 1997, com o lançamento da Renascer espírita. Como sempre gostei daquele calendário de farmácia que trazia informações, fatos e casos interessantes, pensei em fazer uma agenda com conteúdo espírita. O conteúdo foi pensando em Allan Kardec, e o título, com base no que seus amigos escreveram em sua lápide no Cemitério do Père-Lachaise, em Paris: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”.

Quais os diferenciais das Agendas EME para as demais?

Apesar do sucesso da Agenda Renascer Espírita, algumas pessoas não se sentiam à vontade em oferecer aos amigos e parentes de outras denominações religiosas uma agenda com título espírita, então em 2002 criamos as agendas Todo Dia e Chico Xavier. Hoje temos 169 autores na Editora. Em 2003 já tínhamos um bom número deles e resolvemos lançar uma série para testar a aceitação das agendas com textos selecionados desses autores diversos. Permaneceram três por alguns anos e hoje produzimos as que mais se destacaram – Todo Dia e Chico Xavier. Os diferenciais são os modelos que oferecemos: wire-o, espiral, luxo, formato grande e de bolso. Os clientes podem fazer sua própria capa e no início da agenda podem acrescentar até 16 páginas com conteúdo do centro, da USE regional ou municipal, do clube do livro ou mesmo de sua empresa.

Quais são as novidades para 2021?

Além das já tradicionais, que somadas às outras já tiveram 126 edições, totalizando 443 mil exemplares vendidos, este ano a novidade é a criação da agenda Pão Nosso Permanente.

Diante de tantas opções que a EME oferece, como o leitor deve fazer para escolher a melhor agenda para suas necessidades?

A agenda Todo Dia é mais eclética, com diversidade de pensamentos e mensagens, tanto populares quanto espíritas, e também com uma abordagem de temas de saúde; a Chico Xavier é mais doutrinária e com mensagens e frases do grande médium e de outros pensadores. A novidade, Pão Nosso, vai trazer somente pensamentos e frases espíritas e populares, não tem mensagens longas.

Por que a EME batizou sua nova agenda de “Pão Nosso”?

Pensando na oração de Jesus, Pai Nosso, quando pede o pão nosso de cada dia, pensei no pão espiritual, no alimento da alma, e então criamos a Pão Nosso, uma agenda que traz este conteúdo para alimentar a alma todos os dias. Cheguei a pensar em outros títulos de personagens respeitáveis, como Bezerra de Menezes, Emmanuel, André Luiz e outros mentores espirituais, mas esbarramos na possível prevenção que teriam alguns simpatizantes do espiritismo com essas opções, mas que aceitam um título mais acolhedor, como Pão Nosso.

Qual o motivo para se publicar uma “agenda permanente” como a Pão Nosso?

Como muitas pessoas me dizem que colecionam as agendas porque adoram as mensagens, pensamentos e frases que elas contêm, e ainda outras pessoas guardam e usam, ainda, agendas de outros anos, então, pensei: por que não fazer uma agenda que as pessoas possam usar por vários anos, bastando aplicar o calendário que fizemos nas primeiras páginas para determinar o ano, o mês, o dia em que desejar usar?

O que é uma “agenda permanente” e quais as vantagens dela em comparação com as tradicionais?

A grande vantagem é que você determina o mês e o dia que deseja usar. Muitas pessoas, por exemplo, usam para anotações de serviço, palestras que estão assistindo, copiam materiais diversos e depois passam dias sem usar. Pois bem, essa agenda pode ser usada continuamente e por mais de um ano.

As Agendas EME sempre trazem pensamentos e reflexões espíritas. Como é feita esta seleção? Que critério é adotado para a escolha delas?

Esse trabalho é árduo, de anos de coleção em diversos locais, estudos, mensagens, e-mails, whatsapp e muita leitura e pesquisa por assuntos, porque nas datas comemorativas trazemos assunto relacionado com esses temas. Por exemplo: dia primeiro do ano, confraternização universal, dia 05 de janeiro, dia da gratidão, dia 07, dia da liberdade de cultos… e assim vamos trabalhando esses valores e selecionando mensagens e pensamentos adequados para cada um deles.

Costumamos encerrar nossa entrevista pedindo uma mensagem aos leitores.

Quero finalizar contando um fato muito interessante que aconteceu sobre a agenda. Um senhor adulto, bem pobre, que recolhia material de reciclagem, encontrou uma agenda velha, Todo Dia, jogada no lixo. Ele recolheu e começou a ler, levou para casa e se encantou com as mensagens e pensamentos. Depois de alguns dias encontrou o endereço da Editora e veio adquirir um exemplar do ano, pois nos confessou que nunca tinha encontrado um livro com tanto ensinamento e sabedoria de forma tão simples e objetiva. 

Agendas EME 2021. Clique AQUI e garanta já a(s) sua(s)