DATA LIMITE: O FIM ESTÁ PRÓXIMO

apocalipse

Progresso de leitura

Começou num jornal, foi espalhando feito doença em um e-mail e até virou livro: O fim do mundo por Chico Xavier!

O médium mineiro, que ainda em vida tinha que enfrentar a ieia avoada de que ele seria a reencarnação de Allan Kardec, depois de morto, quem diria, coitado! – virou “profeta do apocalipse segundo o espiritismo”!

Faz tempo, talvez desde a inusitada falácia das “crianças índigo” que o espiritismo não se vê às voltas com algo tão sem sentido.

No inventário dos fracassos humanos, talvez não haja aposta tão malsucedida quanto a de marcar data para o fim do mundo: Erraram 100% das vezes. Mas se tais profecias são um desastre como previsão do futuro, são ótimas para encher os bolsos dos “falsos profetas”, contra os quais Jesus nos alertou enfaticamente.

E quem disse que o espiritismo está livre deles?

Ainda mais quando alguns defensores da ideia demonstram grande desconhecimento sobre o assunto, ao se basearem nas “previsões do povo Maia” que, segundo eles, “são muito precisas”.

Se lembra dos Maias?

Os Maias, cujo auge se deu entre 300 e 900 da era cristã, tinham três calendários: o divino, o civil e o de longa contagem, que terminou em 2012 – mas os Maias nunca afirmaram que este seria o fim do mundo. Não há nada de profecia e, muito menos, de precisão do fato. Tanto que já passamos de 2012…

Como sabemos, o amadurecimento intelecto-moral da humanidade, de acordo com os espíritos da codificação, dá-se por meio de leis naturais. A evolução dos planetas ocorre pelas transições conhecidas como expiação e provas, regeneração e feliz. Claro que não há tempo determinado para as passagens entre uma fase e outra, essas divisões são apenas didáticas. Não há, além disso, uma contabilidade de encarnações que Jesus numa reunião cósmica pudesse abonar, como se fosse um plano purgatorial do governo celeste.

Outra coisa muito estranha é essa de datas exatas: no apocalipse segundo o espiritismo a moratória dura até 30 de julho deste ano, ao meio dia e meia, se não chover.

Alguns textos falam em loteamento do Brasil por invasão de chineses, europeus e estadunidenses – e tudo comandado pela espiritualidade! Aos brasileiros, restariam somente Goiás e o Distrito Federal. Enfim, não há uma linha que se salve nesta patuscada.

Pobre Chico! Pobre doutrina!

Mais que uma agressão à memória de Chico Xavier, é um desrespeito ao espiritismo, doutrina pautada pelo bom senso. Que bom que 2019 chegou! Faltam alguns meses para acabar mais esta agressão ao bom senso doutrinário – sim, porque o fim deste absurdo é a única coisa que vamos testemunhar em 30 de julho.

Claro que, assim como todos os profetas do apocalipse, no dia 31 os que abraçaram tal ideia irão dizer que, graças às suas orações, a espiritualidade desistiu de acabar com o mundo…

Portanto, mais que nunca, fica o apelo: Espíritas, instruí-vos!!!

 

GEORGE DE MARCO é jornalista-redator das publicações periódicas da Editora EME