Crises emocionais, soluções espirituais

crise

Progresso de leitura

Os anciões Cherokees, povo ameríndio da América do Norte, estavam preocupados com um dos garotos da tribo que, por se sentir injustiçado, tornou-se agressivo. O avô do menino o traz para perto de si e diz:

– Eu entendo sua raiva. Há uma batalha terrível entre dois lobos que vivem dentro de mim. Esses dois lobos tentam dominar o espírito de todos nós. Um é mau, o outro é bom.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:

– Qual lobo vence?

Ao que o velho índio respondeu:

– Aquele que você alimentar!

Crise e oportunidade são os dois lados da mesma moeda. Sempre é possível descobrir caminhos promissores mesmo que eles estejam escondidos em momentos desfavoráveis. Isso é o que diz a milenar sabedoria chinesa, em que crise e oportunidade se complementam na mesma palavra. De que lado você prefere estar quando a crise (ou a oportunidade) chegar?

Perceber que nosso pensamento não é algo imutável possui um valor extraordinário, porém não exercitamos tal percepção. A forma que pensamos, a forma que somos, as coisas que queremos, como queremos que as coisas sejam, são nossos valores imediatos. Desta forma, vive-se ‘batendo de frente’ com tudo que acontece fora destes valores.

E, segundo Donizete Pinheiro, é deste embate “entre o que somos e o que desejamos ser que surge a crise, que pode ser de pequena ou grande complexidade, mas que sempre provoca algum sofrimento, conforme a criatura é mais ou menos preparada para o enfrentamento”.

Tomando como base as variadas crises humanas, Donizete elaborou sínteses relevantes ao aprofundar os estudos e as reflexões com os ensinamentos das obras de Allan Kardec e de outros amigos espirituais.

O resultado está no livro Gestão de crises emocionais, publicado pela Editora EME, onde o magistrado também aponta propostas à superação, com método e valores morais adequados, com um pouco de esforço e perseverança, de forma a “logo nos perceberemos resolvidos, ajustados e tranquilos, seguindo adiante para uma fase espiritual mais feliz”.

Seria o momento de ser a ‘metamorfose ambulante’ cantada por Raul Seixas. Não num sentido anárquico, mas baseando-se no fato de que é possível fazer/ser/pensar a cada dia algo diferente do que fez/foi/pensou-se antes. Tentar algo que nunca se tentou antes.

Fazer um caminho diferente de casa para o trabalho, ou de casa para o mercado, enfim; de carro ou de ônibus ou mesmo a pé. Assistir outro tipo de programação na TV, ler outro tipo de livro, comer uma comida diferente, etc…

Como escreveu o poeta espanhol Antonio Machado: caminhante, não há caminho/o caminho faz-se ao caminhar.

Muita coisa importante já aconteceu no mundo ao se tentar sair de crises. Até mesmo por persistência, porque nada se descobre de novo se não enfrentarmos as mudanças. A Lei de Progresso, uma das dez leis morais a que alude Allan Kardec na parte terceira de O livro dos espíritos, aponta exatamente as dificuldades (crises) pessoais ou coletivas, olhando-as como oportunidades evolutivas.

Ao final da leitura de Gestão de crises emocionais, o leitor poderá decidir qual lobo alimentará e, também, responder a pergunta que fizemos acima: de que lado prefere estar, quando a crise (ou a oportunidade) chegar?

GESTÃO DE CRISES EMOCIONAISClique agora e garanta já o seu