Progresso de leitura

Quem não tem um conto interessante que leu na Infância e que continua ainda hoje na memória? Quem não conhece a história do Gato de Botas ou do boneco Pinocchio, ou mesmo o clássico de Charles Dickens, Os fantasmas de Scrooge? (A Christmas Carol). Com efeito, os contos excitam a imaginação e, não raro, deixam um ensinamento.

Pensando nisso, a EME resolveu apostar nesse gênero literário, juntando, num só livro, cinco deliciosas histórias, de cinco dos seus autores — Ricardo Orestes Forni, Zélia C. Baruffi, Donizete Pinheiro, Isabel Scoqui e Lúcia Cominato, autora do conto O Veterinário de Deus, que dá título ao livro.

Eu que sou fã do gênero desde criança aproveitei a carona e incluí um conto, O Carpinteiro de Nazaré, que é a história de José, pai de Jesus, contada por um ângulo jamais abordado. Para isso, vali-me das pesquisas nas cidades de Nazaré e Caná, na Galileia, quando de minha viagem a Israel, em 2013.

Mas há contos de todas as épocas. Um deles, assinado pelo doutor Donizete Pinheiro, remonta à época medieval, no Sul da França, cenário para o início de um lindo romance entre Henri e Marie, mas que é interrompido quando o rapaz é convocado para integrar uma das Cruzadas do papa Inocêncio 4 à Terra Santa. É também o período do monarca francês, Luís 9, o mesmo que seria mais tarde canonizado pela Igreja como São Luís. Os jovens reencontram no Brasil dos anos 40 e 50, participando de um mesmo grupo de mocidade espírita no Rio de Janeiro. E vão descobrir o próprio passado, numa visita a Chico Xavier em Pedro Leopoldo (MG), quando recebem uma reveladora mensagem de Emmanuel.

No conto sobre Allan Kardec, O Estranho sonho de Shane, Zélia Baruffi apresenta o Codificador para a criançada, desde o seu nascimento em Lião, França, até a conclusão da sua obra, publicando o Pentateuco Kardequiano. Em Visitando Nosso Lar, temos as experiência da viúva Isabel, que, durante o sono, reencontro o esposo desencarnado, havia três anos, e visitam a colônia espiritual narrada por André Luiz, participando, juntos, de curso sobre fluidoterapia através do sopro.

E como todo livro de contos, neste não faltam ilustrações, as quais dão vida aos personagens e ampliam a imaginação do leitor. Um exemplo é a ilustração da benzedeira Aparecida e seus raminhos de arruda, quadro que ilustra a gostosa história narrada pelo doutor Orestes — Espírito?! Deus me Acuda!… 

O veterinário de Deus, história narrada por Lúcia Cominato, por sua vez, tem todos os ingredientes daqueles contos mais célebres, nos quais não faltam tempestade no meio da noite, carruagem atolada na estrada de lama, ruídos estranhos, portas rangendo e choro de criança do lado de fora…

Mas em se tratando de conto espírita, o fantástico toma forma do real e as chamadas assombrações serão logo identificadas como espíritos entrando em relação com o mundo dos vivos. E mesmo sabendo que esses fenômenos nada têm de sobrenatural mas que pertencem às leis da natureza, alguns leitores vão ficar de cabelo em pé. Mas o importante é a moral que vem nas entrelinhas: o conto oferece uma bela lição sobre os animais, nossos irmãos mais novos, aos quais devemos amor, respeito e gratidão.

O veterinário de Deus e histórias que emocionam vem ainda abrandar a saudade da querida Lúcia Cominato, desencarnada em 2016.

 

 

RUBENS TOLEDO é jornalista e diretor de Comunicação na USE São Paulo. Produz e apresenta o programa A Vida Continua (www.avidacontinua.org.br). Na Editora EME, atua como revisor e colabora na avaliação e preparação de originais.

O veterinário de Deus e histórias que emocionamGaranta já o seu!