PORQUE A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA…

fome

Progresso de leitura

As bem-aventuranças são um dos textos mais belos ditos por Jesus. Fazem parte do Sermão do Monte. Há um trecho que diz: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados. Jesus Cristo, sendo o espírito perfeito que é, sabia que havia – e ainda há – muita injustiça no mundo; e que nós, espíritos imperfeitos, cometeríamos e sofreríamos muitas injustiças. Mais ainda: precisaríamos do concurso do tempo para adquirir senso de justiça e lutarmos para implantá-la no planeta.

 

Na década de 80 do século 20, o grupo de rock Titãs lançou uma música da qual gosto muito: “Comida”. A letra, da autoria de Arnaldo Antunes, Sérgio Brito e Marcelo Fromer, diz:

Bebida é água! Comida é pasto!

Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?

A gente não quer só comida

A gente quer comida, diversão e arte

A gente não quer só comida

A gente quer saída para qualquer

A gente não quer só comida

A gente quer bebida, diversão, balé

A gente não quer só comida

A gente quer a vida como a vida quer

A gente não quer só comer

A gente quer comer e quer fazer amor

A gente não quer só comer

A gente quer prazer pra aliviar a dor

A gente não quer só dinheiro

A gente quer dinheiro e felicidade

A gente não quer só dinheiro

A gente quer inteiro e não pela metade

Diversão e arte

Para qualquer parte

Diversão, balé

Como a vida quer

Desejo, necessidade, vontade…

Desde que ouvi “Comida” pela primeira vez, gostei. Acho-a instigante ao perguntar de que temos fome. Ela mostra que não basta saciar a fome material do indivíduo. É necessário lhe dar mais. Comida é necessário? É, mas a gente quer diversão, balé… E queremos a vida, as‑ sim como a vida nos quer. Vida em abundância, em plenitude, muito além de necessidades materiais satisfeitas.

Não queremos só comer no sentido mundano da palavra. Queremos um prazer espiritual que transcende a matéria. E não queremos somente dinheiro ou a felicidade por ele proporcionada. Queremos algo que nos faça sentir inteiros. Algo além do que o dinheiro possa comprar.

Em suma, temos muitas fomes espirituais e morais que precisam ser saciadas. Feito isso, viveremos de forma mais satisfatória, pois estaremos num mundo mais equilibrado.

 

Marcelo Teixeira, no livro FOME DE QUÊ?

 

Garanta já o seu clicando aqui!