Progresso de leitura

Lá se vão mais de quinze anos de sua partida, mas os amigos de Chico Xavier não o esquecem. Desta vez é a professora de música, cantora e poetisa Therezinha Radetic que presta sua homenagem ao querido médium mineiro em mais um belo lançamento da Editora EME, Chico Xavier de encarnação a encarnação.

Homenagem quase póstuma, já que Therezinha desencarnou em 2018, alguns meses após entregar os originais. Talvez ela mesma já o pressentisse, porque inseriu algumas notas autobiográficas, recordando a infância até o engajamento completo ao movimento espírita.

Acreditamos que essa valorosa trabalhadora tenha cumprido bem sua programação terrena, na qual não incluía casamento. “Tive a minha afinidade, que não logrou êxito, embora Chico fizesse muito gosto, pois, segundo ele, já éramos conhecidos em outras encarnações”, escreve a autora. Isso talvez explique a vasta correspondência que manteve com o médium e a forma carinhosa com que este a ela se dirigia, tendo mesmo lhe enviado uma fotografia com os dizeres: “À querida Irmã Therezinha, a quem estimo e admiro muito, envio esta lembrança, pedindo-lhe um retratinho dos seus”.

Emmanuel, um capítulo à parte

Em Chico Xavier de encarnação a encarnação, Radetic reuniu depoimentos, testemunhos e informações sobre o amigo confidente. Mas os apontamentos da professora não estão restritos a ele: estendem-se aos espíritos que o assistiram ao longo da sua tarefa mediúnica, especialmente Emmanuel, seu mentor espiritual, que mereceu um capítulo à parte. As várias reencarnações do “admirável polígrafo” estão aí descritas, desde aquela vivida ao tempo de Jesus, como prelado do Imperador Tibério, até as mais recentes.

A autora reporta o que Chico confidenciara à Suzana Maia Mousinho, fundadora do Lar Espírita André Luiz (LEAL), de Petrópolis (RJ), sobre a volta de Emmanuel à carne, o que, segundo ela, já ocorreu no início deste século – fato confirmado em vários outros depoimentos.

Chico, de encarnação a encarnação

Therezinha dedicou um capítulo sobre a reencarnação de Chico à luz do conhecimento espírita. Em seguida, passa então a descrever, sucintamente, as várias encarnações dele desde o Velho Egito. A trajetória desse espírito é fascinante. Por volta do ano 600 a.C. ressurge na Grécia, como sacerdotisa. No ano 60 a.C., renasce em Roma. De 26 a 79, ao tempo de Jesus, foi Flávia Cornélia, filha do senador romano Públius Lêntulus (Emmanuel). No ano de 233, retorna como Lívia, descrita no romance Ave Cristo.

Chico renascerá ainda outras vezes.

O maior brasileiro de todos os tempos

No século 19, volta ao cenário de lutas como Ruth Céline Japhet, em Paris, contribuindo na revisão de O livro dos espíritos e de O evangelho segundo o espiritismo. Essa informação e também a mensagem de Allan Kardec, em 30 de março de 1924, quando Chico contava 14 anos, afastam de vez a tese de que ele teria sido a reencarnação de Kardec, o que, entretanto, não diminui em nada o brilho desse espírito, que o nosso povo elegeu como o “maior brasileiro de todos os tempos”.

 

VISITANDO CHICO XAVIER

Vim me banhar no eflúvio de bondade

que no teu coração se faz essência;

quero aprender contigo a caridade

que espalhas a mãos cheias na existência.

 

Teu mandato nos prova que há verdade

em tuas mãos, tão plenas de clemência;

que a vida além da morte é claridade

brilhando na sublime quintessência.

 

Beijo-te a face quase como um sonho!

Neste pequeno verso que componho

deixo-te o coração, minha ternura.

 

Amenizando a dor, a desventura

que o mundo sofre sem poder contê-las

tu brilharás, um dia, entre as estrelas!

 

Therezinha Radetic

 

 

 

RUBENS TOLEDO é jornalista e diretor de Comunicação na USE São Paulo. Produz e apresenta o programa A Vida Continua (www.avidacontinua.org.br). Na Editora EME, atua como revisor e colabora na avaliação e preparação de originais.

 

CHICO XAVIER – DE ENCARNAÇÃO A ENCARNAÇÃO: garanta já o seu clicando aqui