Progresso de leitura

Este ano vamos comemorar 20 anos do retorno do mensageiro de Jesus, Chico Xavier, ao plano espiritual, no dia 30 de junho, e também 90 anos do lançamento do seu primeiro livro Parnaso de além-túmulo (1932), obra que reúne poetas brasileiros e portugueses, entre eles os nossos Rodrigues de Abreu e AA (Amadeu Amaral).

Oportunamente vamos falar de suas produções poéticas de além-túmulo.

Respeito

Hoje, queremos relembrar o grande respeito que Chico Xavier sempre demonstrou com as mulheres.

A começar por sua mãe (Maria João de Deus), que, enferma e sabendo que iria falecer, o aconselhou a acreditar que ela voltaria, dizendo “Meu filho, vão dizer que eu morri, mas não acredite, eu voltarei a ajudar você”.

Esse fato aconteceu quando ele tinha cinco anos de idade e foi cuidado nos dois anos seguintes, pela madrinha e antiga amiga de sua mãe, Rita de Cássia, que, pelas conhecidas histórias, surrava e maltratava o menino Chico.

Foi nessa época que ele teve o primeiro contato espiritual com a mãe falecida, enquanto orava no quintal da casa da madrasta. O espírito Maria João de Deus pediu-lhe que aguentasse os maus-tratos, pois dona Ritinha era sua instrutora, de modo que ele deveria amá-la, já que ela o tornaria forte para as batalhas que enfrentaria.

Ideal

Quando solicitado a falar sobre o dia da mulher, o médium mineiro fez a seguinte reflexão: “Necessitamos refletir sobre o papel das mulheres, que são potentes transformadoras de bens e valores, pelo prisma sublime e imantador do sentimento nobre. A maternidade é o dom mais sublime que nosso Pai confiou à mulher. A educação da família, pelas vibrações morais da autoridade materna, é a fonte dadivosa do caráter, da hombridade e da justiça”.

Através de suas faculdades mediúnicas, seu guia, Emmanuel, escreveu esta página: “O homem é o pensamento. A mulher é o ideal. O homem é a oficina. A mulher é o santuário. O homem realiza. A mulher inspira. Compreender a gloriosa missão da alma feminina, no soerguimento da Terra, é apostolado fundamental do Cristianismo renascente em nossa doutrina consoladora”¹.

 

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Editora EME

 

¹Emmanuel/Chico Xavier – Mãe, antologia mediúnica do Natal (O Clarim)