André Luiz: dúvidas, polêmicas e lições

andre

Progresso de leitura

O que há de comum entre Chico Xavier, José Lázaro Boberg, Isabel Scoqui e Jamiro do Santos Filho?

André Luiz, o ‘repórter do além’.

Reza a lenda que, desejando manter o anonimato, quando questionado sobre sua identidade, respondeu adotando o nome de um dos irmãos de Chico. Nome que, em 1944, sacudia o mercado editorial espírita brasileiro com Nosso Lar, que se transformou em objeto de estudo nos círculos espíritas do país. E, claro, polêmica.

A primeira delas é a verdadeira identidade de André Luiz. Pouco se sabe sobre sua personalidade espiritual, pois a preocupação maior é com sua identidade encarnada. Por isso, Jamiro dos Santos Filho tenta responder a esta pergunta em seu livro não por acaso intitulado Entrevistando André Luiz que, na verdade, trata-se de uma entrevista montada pelo o autor através de profunda pesquisa junto às obras ditadas pelo ‘repórter do além’, onde, além desta questão, encontramos respostas para muitos outros assuntos.

Afinal, é isso que importa nas obras psicografadas por Chico Xavier – algumas em parceria com o médium Waldo Vieira –: as inúmeras lições que André Luiz deixou não apenas na chamada “Série Nosso Lar”, mas também em outras consideradas independentes, porque cada uma trata de um tema individual.

Muito embora notícias semelhantes já existissem em algumas obras espiritualistas, foi Nosso Lar quem abriu portas a uma nova visão da realidade espiritual, revelando em pormenores a vida que segue para além-túmulo. Em Aprendendo com Nosso Lar, José Lázaro Boberg propõe que a obra seja estudada com atenção, de forma a alcançarmos todo o ensinamento que ela apresenta. A cada capítulo, o autor destaca detalhes da história e esclarece sobre assuntos diversos abordados por André Luiz.

As obras do ‘repórter do além’ são narrativas valiosas para nossas almas já que todos nós passaremos pelo processo da desencarnação. Ao longo da série, as experiências e estudos do autor no plano espiritual vão cada vez mais sendo direcionados para o esclarecimento dos encarnados sobre as realidades do plano espiritual, conhecendo personagens repletos de fraquezas, virtudes, quedas ou desventuras, com seus complexos de culpa e tormentos.

Foi esta riqueza pessoal que motivou Isabel Scoqui a escrever Pessoas de André, onde revisita de maneira única e atraente os personagens marcantes que desfilam pela série de André Luiz. Como os mentores espirituais trazem outros tipos de ensinamentos, Scoqui deu continuidade ao estudo através de Mentores de André Luiz, reunindo rico material para estudo e reflexão, evidenciando a importância do trabalho destes espíritos.

Outros três livros da mesma autora surgiram das obras do ‘repórter do além’: As surpresas da cidade espiritual Nosso Lar (em parceria com Marco Antônio Vieira), onde conhecemos os importantes detalhes da cidade e da vida de André Luiz, junto a um completo índice de assuntos, termos e personagens; Desistir da vida não é solução, com relatos que apresentam toda a dor causada pelo suicídio, e A moça do espelho, onde a autora recria a história da moça do espelho apresentada em um episódio do livro Nos domínios da mediunidade.

Se, por causa da questão da identidade, surgiram dúvidas quanto à credibilidade de André Luiz, isso não compromete sua obra pela natureza de seu conteúdo, coerente com a codificação Kardequiana.

De fato, compreendendo sua natureza espiritual, compreenderemos também seu esforço de espírito estudioso e disciplinado, a nos trazer vasto material que ainda não foi devidamente assimilado e compreendido. E respeitaremos seu anonimato.

Resultado de imagem para isabel scoqui

CONHEÇA as obras de Isabel Scoqui clicando aqui