Progresso de leitura

Para ser um anjo, siga os 24 pontos sagrados:

Amor – Primeiro para consigo mesmo. Para que o anjo cresça e encontre o próximo. E nesse encontro, amem a Deus.

Bondade – Primeiro para consigo mesmo. Como pode o anjo estender a mão amiga a seu irmão, se contra si usa de julgamentos severos?

Caridade – Primeiro para consigo mesmo. Até porque o anjo não poderá dar daquilo que não possui. Se tu ofereces o alimento material ao que sofre, ofereça também sentimentos elevados oriundos de tua própria caridade.

Dúvidas – Que ajudam o anjo a questionar, a procurar novas saídas, a refazer pensamentos. Finalmente, a ser forte, e encontrar nas dúvidas, as certezas.

Esperança – O anjo anseia ver seus sonhos realizados. Espera pelo tempo, sabendo que este lhe passa favoravelmente; está certo de que tudo correrá bem, se eliminar as dúvidas e prosseguir confiante.

Felicidade – Em ver os sonhos transformados em realidade, em construir em si o templo de Deus, para o anjo ser feliz, nem que seja por instantes.

Gentileza – O anjo não ergue nova vida com excessos de rigor e autoridade. É necessário que haja a gentileza que sensibiliza, que agrada, que aproxima, e não destrói boas convivências.

Harmonia – Que surge da afabilidade entre todos os anjos, do riso amigo, do abraço fraterno, e da compreensão das diferenças que existem.

Igualdade – Se o anjo age com cortesia e polidez, criará ambientes harmônicos e, consequentemente, verá a igualdade que existe entre todos. Não se vive com Deus sem perceber o princípio de todas as coisas.

Justiça – Pois, ao perceber a igualdade, o anjo poderá agir com justiça com todos, sem agir diferentemente, sem magoar ou ferir, mas amparando a todos.

Kardec – Do átomo ao arcanjo, eis a trajetória do ser! Na pedra, singela e vulgar, dorme sem saber. No seio da floresta, apenas sonha ser. Nos animais, entre o instinto e a razão, agita-se a debater. Para enfim, no homem, despertar-se e ver.

Lealdade – O dever do anjo ao reencarnar é ser leal aos compromissos assumidos antes de aqui chegar. É descobrir as diferenças e conviver com elas em harmonia.

Maturidade – É quando o anjo cresce espiritualmente, vê que segue sozinho, que é forte, e não teme. Olha o futuro desconhecido e percebe que nele existe tão somente a colheita.

Não, Nunca – Uma vez maduro, o sim do anjo será sim, e o não será não. Não vou! Não empresto! Não dou! Porque o objeto é teu e te fará falta se ficares sem este. Mas: Vou ajudar-te a também ter o teu! Essa será a decisão mais acertada de quem quer ser um anjo.

Oração – Para o anjo vencer o ódio e o orgulho, e assim alcançar o…

Perdão – E somente encontrando o perdão o anjo terá paz, paciência, plenitude. Para…

Querer – Então o anjo quererá ser melhor, e evoluir, ser anjo imensidão, fazer o bem, ser bondade.

Razão – O anjo atingirá assim o raciocínio  equilibrado no amor cristão, que age sempre com…

Sabedoria – Para o anjo não acusar, maldizer, punir ou se punir, odiar e sofrer por tudo isso. Percebendo que a simplicidade e a sabedoria serão suas companheiras e amigas.

Trabalho – O anjo passará a trabalhar pela humanidade, a tolerá-la por princípio, e a ter a ternura por finalidade.

União – Por fim, o anjo descobrirá que somos um só. Feitos do mesmo princípio elementar, caminhando para o único amor.

Verdade – Que é Deus, que é Jesus, que é o Amor.

Xavier, Chico – Exemplo desse ser que encontrou seu caminho, usando o Alfabeto do Anjo que é o que todo anjo precisa saber para percorrer seu nobre roteiro.

Zelo – Percebendo que chegou ao patamar mais elevado, o anjo passará, então, a zelar pela família, pelo país, pela religião, pela natureza, pelo universo. Pois a perfeição já nos pertence; somente é necessário seguir com firmeza a senda dos anjos.

César Crispiniano e Blandina (Espírito) no livro CONFIA E SEGUE