Progresso de leitura

Demócrito é um pensador da Grécia Antiga, nascido em 460 a.C. em Abdera, e morto em 370 a.C., portanto com 90 anos (muito antes de Cristo). Ele escreveu diversos livros, mas sua fama decorre principalmente de ter sido ele o primeiro expoente da teoria atômica, afirmando que tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos.

Ele disse: “Se você sofreu alguma injustiça, console-se: a verdadeira infelicidade é cometê-la”.

A mais infame das atitudes

Comovemo-nos com as calamidades e as tragédias que ocorrem no mundo, as guerras, os atentados terroristas, os assassinatos de pessoas e crianças, as misérias e as angústias dos países pobres e mais as catástrofes dos terremotos e tsunamis.

Porém, o aborto é das mais infames atitudes que as pessoas podem ter para com um ser indefeso. Ensinou o mentor espiritual de Chico Xavier, Emmanuel, que no Brasil foi o padre Manuel da Nóbrega: “Todavia, um crime existe mais doloroso, pela volúpia de crueldade com que é praticado, no silêncio do santuário doméstico ou no regaço da natureza… Crime estarrecedor, porque a vítima não tem voz para suplicar piedade e nem braços robustos com que se confie aos movimentos da reação”.

Ele se referia ao aborto delituoso, uma verdadeira infelicidade para a criança, mas sobretudo para os pais.

Existem outros caminhos

Jesus nos confirmou que somos espíritos, que precedemos esta existência atual, em que transitamos por meio de um corpo físico. Observemos em João 4:24: “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”, e, no mesmo João, em 10:34 (repetindo Isaías, 41:23): “Eu disse que vós sois deuses”. Quer dizer que somos espíritos, que o espírito é o ser verdadeiro, e também o modelador de cada novo corpo físico que se forma. Em qualquer fase da gravidez que se pratique o aborto, estará sendo tirada a oportunidade de um espírito que precisa da experiência do corpo na Terra para alcançar as benesses do Céu.

Com o nazareno descobre-se que somos um ser imortal.

Aprendemos que existem alguns caminhos melhores que outros, e que todos nós temos que fazer escolhas e estabelecer metas, além de sair da mentalidade de rebanho. Somos seres divinos, filhos do Altíssimo.

Depoimentos

As pesquisas de opinião pública confirmam que aumenta a rejeição ao aborto no Brasil: 71% afirmam que a legislação sobre o tema deve ficar como está, e apenas 7% apoiam a descriminalização, registra o Datafolha. Já 73,5% da população é contra legalizar o aborto, de acordo com a CNT/Sensus. Para Vox Populi, 82% é contra o aborto, e de acordo estudo encomendado pelo portal IG, 82% dos entrevistados são contra descriminalizar o aborto.

Aqui trago um depoimento da atriz Tônia Carrero (1922 – 2018), sobre a opressão que a adolescente ou mulher jovem sofre, do marido, da família ou da sociedade: “Nunca quis abortar, mas naquela época a mulher pertencia ao marido e o meu marido não queria saber de filhos. Quando me pediu para fazer o terceiro ou quarto aborto, aí eu disse: ‘Chega, não faço mais!’ Eu estava com 19 anos”.

Outra atriz mundialmente conhecida, Nicole Kidman, que lidera a campanha da ONU de combate à violência contra a mulher, afirma: “Uma a cada três mulheres enfrentará, de alguma forma, violência ao longo de sua vida”. Claro, não somente em relação ao aborto – são várias as causas das agressões. Daí, também, nosso dever de buscar compreendê-las, e a esses gestos de desespero – porém, a responsabilidade delas (e a de todos nós), para com uma nova vida, subsiste.

Para finalizar, trago aqui o poeta e escritor gaúcho Mário Quintana, num texto, para mim, sublime: “O aborto não é, como dizem, simplesmente um assassinato. É um roubo… Nem pode haver roubo maior. Porque, ao malogrado nascituro, rouba-se-lhe este mundo, o céu, as estrelas, o universo, tudo. O aborto é o roubo infinito”.

 

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é bacharel em direito com especialização em dependência química pela USP/SP/GREA e editor da Editora EME

PARA SABER MAIS:

DOLOROSA COLHEITA

BERÇOS VAZIOS

 

 

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atomismo; bibliaonline; Religião dos Espíritos, Emmanuel (Chico Xavier), FEB; http://www.frasespararefletir.com.br/frases-de-toniacarrero/http://www.suapesquisa.com/biografias/mario_quintana.htm