A PRECE PELOS MORTOS E A MISTIFICAÇÃO

praying

Progresso de leitura

Um dia o telefone tocou e, do outro lado da linha, estava uma amiga do Rio de Janeiro. Apesar de ela ser católica, sempre conversamos sobre a doutrina espírita e a forma que o espiritismo desenvolve diversos assuntos. Em seu telefonema, minha amiga dizia estar frequentando uma instituição espírita próxima à sua casa. Ao ser ‘entrevistada’ por um médium, ouviu dele que as pessoas não devem fazer preces pelos mortos dentro de casa, pois, caso contrário, eles ali permaneceriam iniciando um perigoso processo de obsessão.

Minha amiga queria saber se tal informação procedia.

Claro que não. Assim, sem delongas. Afinal, este é um texto curto, rápido e rasteiro, como se costuma dizer. Estamos diante, infelizmente, de mais uma das muitas mistificações que fazem com a doutrina espírita por aí. Será que o tal médium nunca leu O evangelho segundo o espiritismo, cujo último capítulo, de número 28, traz uma coletânea de preces espíritas e uma das categorias é, justamente, a prece pelos mortos?

Sim, pois nesta mesma obra básica do espiritismo, no capítulo 27, item 9, Allan Kardec afirma que podemos orar por eles. E nos itens 18 a 21, ele especifica melhor o assunto. No item 22, o espírito Monod ensina: Deveis orar incessantemente, sem que, para isso, se faça mister vos recolhais ao vosso oratório, ou vos lanceis de joelhos nas praças públicas.

Na Revista Espírita de 1866, Kardec escreve que a prece é “um testemunho de simpatia. Recusá-la é rejeitar a lembrança dos seres que nos são caros (…) aqueles que sofrem reclamam-na com insistência (…) se a pedem, é porque precisam dela”. Voltemos ao “Evangelho…”, item 12, capítulo 27, onde Kardec escreve: a prece é recomendada por todos os Espíritos; renunciar à prece é desconhecer a bondade de Deus, é renunciar, para si mesmo, à sua assistência e para os outros ao bem que se lhes pode fazer.

Citei apenas lições doutrinárias, ao alcance de todos. Aos que não se instruem, mas falam em nome do espiritismo, resta-nos fazer a prece que consta do item 52 do já citado capítulo 28 do “Evangelho…”.

Mas não faça que nem o médium desavisado: vá lá e confira qual é!

E, caso queira se aprofundar mais neste tema, a dica é o livro Estudo sobre preces e mensagens espirituais de Geziel Andrade. Trata-se de um estudo importante sobre o valor da prece e sua mensagem para nossa vida. A obra fala dos fundamentos e eficácia da prece, explica sobre oração e ação, a prece na prática mediúnica, no passe, na água fluidificada, na cura espiritual e na avaliação da medicina. E apresenta os ensinamentos de Allan Kardec, Léon Denis, dos Bons espíritos e de Jesus, de forma a orarmos pedindo forças, coragem e sabedoria.

GEORGE DE MARCO é jornalista-redator das publicações periódicas da Editora EME

Garanta já o seu clicando AQUI