DEUS, AS LEIS DIVINAS E NOSSO JUIZ – A CONSCIÊNCIA

consciencia-juiz

Progresso de leitura

Filhos, a estrada real para Deus chama-se Caridade.

José Horta (Monsenhor José Silvério Horta, 1859/1933) / Chico Xavier

Mais do que saber, hoje acreditamos que somos Espíritos imortais, criados por Deus, preexistentes e sobreviventes à morte do corpo físico, em contínuo processo evolutivo e destinados à perfeição e felicidade futura.

Deus ainda é nosso melhor amigo e nos concede a cada dia uma nova oportunidade para escrevermos nossa história no livro que é de nossa vida e do qual somos o exclusivo escritor.

João, aquele que se ufanava em seu Evangelho de dizer que descansava no ombro de Jesus, afirma numa carta: “Deus é caridade; e quem está em caridade está em Deus e Deus está nele” (I João 4:16).

Assim, não importa falar, ou bater no peito, que crê em Deus, falar da paz em Nosso Pai. É preciso mais. Além de acreditar é necessário trabalhar pela fé e paz praticando o amor em nossas vidas.

Luz interior

Vamos fazer aqui uma comparação simples. Ainda bem que descobrimos a iluminação material através das lâmpadas. E estamos descobrindo a luz interior que nos leva à iluminação de nossa alma e nos tornamos fraternos.

Não desprezamos o aprendizado da beleza da natureza, de que, quanto mais escura a noite, mais brilhantes a lua e as estrelas e mais delas podemos apreciar, cientes de que as estrelas, que são astros com luz e calor próprios, são mantidas íntegras pela gravidade, e constituem o elemento fundamental da formação do Universo. Que maravilha! Quanto me encanto com essa noção, tão óbvia!

Como almas em peregrinação nesse planeta maravilhoso, devemos enfrentar os aprendizados e dificuldades, como a noite espera pacientemente o raiar do sol de um novo dia, para nos sustentarmos e progredirmos. Lembrando que o nosso médico da natureza é repousar, alimentar-se sobriamente, caminhar ao sol, e que o melhor dos esportes ainda continua sendo a prática do bem ao semelhante.

Assim, vamos aprendendo que estamos em construção de nossa individualidade, em busca de aperfeiçoamento, para estarmos mais conectados com o Poder Superior, seja pela dor ou pelo amor.

Na consciência

Com o Espiritismo aprendemos que o Universo age por Leis Divinas, que são perfeitas, sábias e eternas, portanto, não tem necessidade de derrogá-las. Deus as estabeleceu em sua sabedoria infinita.

Creiamos e tenhamos a certeza de que Deus não fica intervindo, nem precisa vir pessoalmente salvar ninguém. Ele nos oferece as condições, permite que os próprios filhos se ajudem mutuamente e que cada um construa o próprio céu ou inferno em sua consciência.

Allan Kardec questionou os benfeitores: “Onde está inscrita a lei de Deus?”. E eles simplesmente disseram: “Na consciência”¹.

Quando a noite chega e vamos descansar, não há bênção maior que a consciência tranquila e em paz por ter feito o melhor para si e para o próximo.

Ainda aí é necessário parar e fazer essa reflexão: o que posso fazer melhor?

Onde me equivoquei e devo me corrigir?

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Editora EME

¹Questão 621 de O livro dos Espíritos