Se perguntassem para você se esse nome é de homem ou de mulher: Anjezë Gonxhe Bojaxhiu – O que você diria?
Difícil, não dá para saber. Um católico por certo saberia.
Anjezë nasceu na cidade de Skopje no dia 26 de agosto de 1910. Mas ficou conhecida como Madre Teresa de Calcutá, ou Santa Teresa de Calcutá, uma religiosa católica, de etnia albanesa naturalizada indiana, fundadora da congregação das Missionárias da Caridade, cujo sentimento era o do serviço aos mais pobres dos pobres por meio da vivência do Evangelho de Jesus, o Cristo.
As frases
São muitas as suas frases que nos tocam a alma, eis algumas:
– O que eu faço é simples: ponho pão nas mesas e compartilho-o.
– A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.
– O senhor não daria banho em um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho em um leproso.
Madre Teresa de Calcutá
Muito interessante que a religião predominante na Índia é o hinduísmo, havendo, porém, lá, entre outras, o islamismo, o budismo, o jainismo, o sikhismo e o cristianismo.
Na verdade, madre Teresa viveu entre estranhos e dentro de uma minoria católica. Entretanto, o seu exemplo de humildade, sabedoria e amor ganhou notoriedade mundial.
Salve, salve, essa alma elevada que habita planos felizes, porque fez seu próximo menos infeliz.
Mais importante
Nessa data, o que pediria ou desejaria dizer a esse espírito de luz que habitou entre nós e, na sua humildade de mulher simples, cativou o mundo e tornou-se mais importante que muitos sábios, filósofos, cientistas e papas no mundo?
Ela não foi poupada por Deus das dificuldades e, inclusive, faleceu de câncer em Calcutá, no dia 5 de setembro de 1997.
ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Editora EME