Depois de ler duas vezes finalizei a leitura do livro Seja Você Mesmo – O desafio do autodomínio, de José Lázaro Boberg.
Começo dizendo o quanto é difícil sermos nós mesmos… O quanto é difícil mudar e se tornar dono da própria história, sem ter coadjuvantes nela, sem se tornar dependente da opinião de terceiros, como dirigir e perguntar a si mesmo se você se sente bem e comanda a sua vida!
São tantos questionamentos, que nos levam a reflexão e nos mostram o quanto estamos enganados em algumas coisas da vida…
Deus não castiga ninguém
Primeiramente saibamos que Deus não castiga ninguém, é sim nós mesmos nos castigamos quando a nossa consciência nos chama a atenção pra algo errado que praticamos, principalmente quando o erro é conosco mesmo.
Alguns dos trechos que destaquei – não irei colocar todos, por que são vários –, bem interessantes:
- Devemos botar a mão na massa para atuarmos por nós mesmos, amorosamente e com respeito à nossa natureza, coisa que ninguém pode fazer por nós; escolher ações, decidir o caminho, a forma de atuar, em conexão com o nosso sentir, é a forma como a nossa natureza nos informa sobre nossas ações, é de nossa total responsabilidade.
- Até que ponto omitimos cultivar uma vida espiritual interior, outorgando a terceiros nossos objetivos? A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem.
- Devemos sempre exercitar, ver a vida de um ponto de vista construtivo. Sei que não é algo espontâneo, mas é uma tomada de atitude que o tempo se encarrega de fixar.
- As fontes externas nos ajudam; trazendo- nos sugestões, mas a harmonização com o Universo é decisão pessoal.
- Conhece- te a ti próprio e serás imortal. Será imortal aquele que conhecer a si mesmo. Aquele que conhece a si mesmo despertará para a imortalidade da alma. A autorreflexão expressa no conhece a ti mesmo, põe o homem a procura de verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.
- Valorize suas qualidades. Você levou milênios para adquiri-las.
Seja você o milagre!
- Quando você deixa de ser você mesmo, para ser cópia dos outros, está fugindo do seu papel, que é o de ser autor de seu crescimento, já que o objetivo na encarnação é chegar a perfeição. Essa é a lei natural do progresso, independente de crença religiosa.
- Quantos comportamentos e atitudes são tomados, sem darmos conta de que, para mudar, exige- se alinhamento com as leis naturais.
- A fé é suficiente por si mesma, sem necessidade de vinculação com qualquer crença.
- E a fé na oração? A oração é tocada pela fé. A oração é consequência do reflexo instintivo.
- Depois de duvidar, critique toda a avalanche negativa do fluxo mental. Eu não sou assim, mudo–me para melhor. Tenho poder ilimitado, sou eu mesmo o detentor da força para maximizar o meu potencial. Portanto, construa–se! Não fique esperando por milagres, eles não existem. Se você quer o milagre, seja você o milagre.
- Não basta duvidar e criticar, é preciso trabalhar para reeditar a memória. Determine! É um trabalho continuo de construção de uma vida sadia e feliz. Que adianta duvidar e criticar não movendo uma palha para mudar? Aí é perda de tempo. Insistimos, a felicidade é uma construção.
Dois trechos que se infiltraram na mente
“Cometemos crimes contra nós mesmos, quando deixamos de cumprir nossa obrigação para com as leis do Universo. Ora, cada espírito tem a responsabilidade no tempo de entendimento, de maximizar sua potencialidade, dar luz a si mesmo. É o convite de Jesus de Nazaré: Brilhe a vossa luz (…)”.
“Cada ser, no seu tempo de maturidade, desperta, e vai à luta. Errando aqui, errando acolá, como processo normal, defrontando com os princípios de causa e efeito, corrigindo- se, reestruturando- se psicologicamente e crescendo sempre. Esse é o objetivo da vida. Após cada sequestro, ao despertarmos, enfrentamos desafios, mas, crescemos, um pouco mais, na espiral evolutiva (…).”
Conhece a técnica DCD?
O autor cita Augusto Cury e sua técnica conhecida como DCD: Duvidar, Criticar e Determinar.
Análise os fatos, os critique e determine se é bom ou não, para você.
Seja você, busque sua luz, ninguém pode fazer isso por você.
Crie o hábito de se autoanalisar, procure trocar pensamentos negativos por positivos, nessa autoavaliação.
Determine o que é bom para seu crescimento.
Nós não reencarnamos para pagar dívidas, mais sim para aprender.
Não deixe que ninguém domine você. Somente você é dono de sua história.
Converse com o seu EU .
Experiência é aprendizado
Todo aprendizado vale a pena. E se torna um hábito, principalmente quando você tem pensamentos positivos.
Aprendizado só ocorre por experiência própria. E não existe Salvador. Seu único Salvador é você mesmo!
“A construção da sua vida é de sua responsabilidade. Então seja você mesmo para agradar a você e não a terceiros”.
Se ame acima de tudo!
Mega recomendo esse livro mais que rico em ensinamentos…
Belo Exercício pra mente!
SILVINHA ARAUJO para o site Skoob
SEJA VOCÊ MESMO – O DESAFIO DO AUTODOMÍNIO. Garanta já o seu clicando aqui