Em 2007, a médium Wilma Stein lançou Cartilha das virtudes, livro de contos baseados em parábolas e conceitos morais, através dos quais importantes ensinamentos se apresentam como auxiliares na formação de pequenos e de jovens leitores. O livro é um sucesso de vendas até hoje.
Anos depois, Wilma retomou a parceria com o espírito Vovô Sabino, que com ela já assinou as obras A poderosa oração de Jesus, O menino e o evangelho, O contador de histórias espíritas e Meninos também crescem no além, para nos presentear com Cartilha da sabedoria.
A experiência de Wilma com crianças com problemas psicológicos e espirituais que necessitavam de uma didática diferenciada corrobora a importância da leitura na formação da criança.
Independentemente da época, os livros inserem os pequenos em um mundo de sentidos e de significados que permite a ampliação e a construção da cultura.
Diariamente estimulados pelo ritual irresistível da tecnologia, com seus botões e luzes que colocam em movimento um fascinante mundo de impressões coloridas e sonoras, crianças e jovens acabam deixando o livro de lado.
Mas se a batalha é difícil, a vitória é certa.
Para seduzir pela leitura, há diversas atividades que os pais e outros familiares podem colocar em prática com a criança e, assim, fazer do ato de ler um momento divertido. No período da alfabetização – antes dela e um pouco depois também -, especialistas sugerem que se misture a leitura com brincadeira, fazendo, por exemplo, representações da história lida, incentivando a criança a criar os próprios livros e pedindo que a criança ilustre uma história.
Além de manter o leitor sempre bem informado e atualizado, a leitura também o permite se familiarizar com outras formas de linguagem, criando a possibilidade de viver aventuras, ir a lugares nunca antes imaginados e perceber um universo à parte. Mas tudo depende do gênero do livro que será lido, o enredo, e assim, antes de iniciar a leitura, escolher bons livros de acordo com a idade de quem irá ler é fundamental, afinal a variedade de assuntos contribui para o crescimento da rede de relações da criança e para o entendimento de seu próprio mundo.
Os chamados clássicos da literatura infantil, os contos maravilhosos, como as histórias dos Irmãos Grimm, além de possuírem riqueza de linguagem, ajudam as crianças a pensarem sobre questões da existência humana desde muito cedo.
E quem melhor tratou destas questões que Jesus? Mas como apresentar Jesus para crianças e jovens? Afinal, muitos destes últimos podem achar que os ensinamentos do Mestre estão antiquados, superados ou, ainda, que é ‘conversa de gente mais velha’.
É aqui que entra a Cartilha da sabedoria. Wilma Stein reabastece mente e alma através dos ensinos de Jesus, utilizando treze histórias emocionantes e divertidas, onde crianças e adolescentes encontrarão um verdadeiro código de vida capaz de nos tornar felizes e realizados. O livro desperta comentários do jovem leitor, dando a ele total liberdade de interpretar uma história do jeito que mais lhe diz respeito – opinião que deve ser valorizada para depois servir de tema de discussão com o resto da família. Esta troca de informações/opiniões entre pais e filhos é muito importante.
Se esse tipo de chama se mantiver acesa em casa, trabalhar com a leitura é tarefa fácil mesmo entre crianças com seus brinquedos cada vez mais lúdicos e adolescentes cheios de recursos tecnológicos.
CARTILHA DA SABEDORIA. Garanta já a sua aqui