A saúde é assim como a posição de uma residência que denuncia as condições do morador, ou de um instrumento que reproduz em si o zelo ou a desídia das mãos que o manejam.
Emmanuel (Chico Xavier)¹
O que é o homem na Terra?
É um ser espiritual que se vestiu de um corpo através da gravidez. Os pais ofereceram o material de construção do físico, o pai com o espermatozoide e a mãe com o óvulo, que se transforma em feto e nasce a criança.
De onde ele veio?
Do reino dos espíritos, a Casa da Morada do Criador. Deus, como diz Jesus, sempre trabalhou, quer dizer, continua criando o princípio espiritual, simples e ignorante, e através das milenares idas e vindas na matéria vai se transformando em ser espiritual com livre-arbítrio.
Qual o seu destino?
É um só, como determinação do Pai Amantíssimo: que todos se tornem espíritos perfeitos e felizes, como informou o Espírito de Verdade: “Os Espíritos mais atrasados são úteis ao conjunto. Enquanto eles ensaiam para a vida, e antes de ter plena consciência de seus atos e de seu livre-arbítrio, operam sobre certos fenômenos dos quais são agentes, sem o saberem. Inicialmente, eles executam; mais tarde, quando sua inteligência estiver mais desenvolvida, comandarão e dirigirão as coisas do mundo material; mais tarde ainda poderão dirigir as coisas do mundo moral. É assim que tudo tem serventia, tudo se encadeia na Natureza, do átomo primitivo ao arcanjo, que também começou sendo átomo. Admirável lei de harmonia”.²
Para que serve o corpo físico?
Primeiro, para contribuir com a Obra do Criador; segundo, para nosso aperfeiçoamento. Ninguém vem à Terra ou a outro Mundo para ser castigado, sofrer e tornar-se um criminoso, viciado, egoísta, mau-caráter. Aqui não é um caixa de Banco para se pagar contas; é para aprender como a criança aprende a andar e falar e o aluno a ler e escrever. Estamos aqui para aprender a desenvolver nossos sentimentos e inteligência. Em tudo há a sabedoria divina.
Para que serve a encarnação se não lembramos quem fomos?
Exatamente para aprendermos a conviver como irmãos. Se lembrássemos que em nossa casa temos alguém a quem ferimos, roubamos, traímos, violentamos ou matamos, como seria nossa vida de humilhação e culpa?
A bondade divina permite que um véu cubra nosso passado, temporariamente. Como disse Jesus: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12).
Mahatma Gandhi diria que a melhor maneira de eliminar um inimigo é torná-lo nosso amigo, e nada mais pacífico do que nosso colo.
Em Patch Adams, o ator Robin Williams diz: “o homem terreno vive num aparelho psicofísico. Não podemos considerar somente, no capítulo das moléstias, a situação fisiológica propriamente dita, mas também o quadro psíquico da personalidade encarnada”.
ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Gráfica e Editora EME
¹Pensamento e vida (FEB Editora)
²O Livro dos Espíritos (Editora EME)